Quinta-feira, 5 de março de 2009 - 17h28
Luana Lourenço
Agência Brasil
O Banco Mundial (Bird) aprovou hoje (5) um empréstimo de R$ 1,3 bilhão para financiar projetos ambientais no Brasil. É o maior montante de crédito já repassado pela instituição ao país. De acordo com o Banco Mundial, o dinheiro deverá ser investido em setores como manejo florestal, energias renováveis e preservação dos recursos hídricos.
A operação, chamada de Empréstimo Programático de Políticas de Desenvolvimento em Gestão Ambiental Sustentável, foi negociada entre o banco e equipes das áreas econômica e ambiental do governo e será dividida em duas etapas.
Além do empréstimo anunciado hoje, que será pago em duas parcelas, o Banco Mundial e o governo brasileiro negociarão um segundo repasse até o fim de 2009. O Brasil terá até 20 anos para o pagamento do empréstimo, que começará a ser feito após um período de carência de quatro anos.
O desmatamento da Amazônia, a falta de proteção ao que restou do bioma Mata Atlântica e questões relacionadas à qualidade e disponibilidade da água deverão ser os principais focos de investimentos, de acordo com o Banco Mundial.
A instituição espera que, além dos benefícios ambientais, medidas como o fortalecimento da Lei de Gestão de Florestas Públicas, a implementação do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade da Água e expansão de políticas de saneamento também gerem impactos sociais.
A liberação efetiva dos recursos ainda depende de aprovação do Senado Federal, que avalia as operações de empréstimos internacionais ao país.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro