Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Batalhão Ambiental abre Semana do Meio Ambiente 2009



Com o tema Reutilizar e Reciclar para nossa casa Preservar, o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, com sede no município de Candeias do Jamari, abriu na manhã desta sexta-feira, 29, em seu auditório, a Semana do Meio Ambiente 2009. O evento contou com a participação do subcomandante da PM coronel Adilberto Maciel, o prefeito do município Oswaldo Souza Dinho, do PV, o tenente coronel PM Vilson Machado, Comandante do BPA, policiais militares, diretores, professores e alunos de Escolas públicas naquela cidade.

A preocupação com a destinação do lixo produzido pela sociedade foi o que motivou o tema que tem como objetivo despertar a responsabilidade ambiental da comunidade escolar, e por  meio desta, a sociedade em geral, no sentido de tornar as questões ambientais parte da vida de cada um, “efetivando assim, a verdadeira cidadania ambiental”, disse o tenente coronel PM Vilson.

Para o coronel Maciel, subcomandante da PM, a educação ambiental com foco na preservação do meio ambiente é de fundamental importância para esta e as gerações que advirão. Temos que cuidar do que é nosso, pediu ele, alertando para a presença de estrangeiros em nossa Amazônia. “ As outras nações se  arvoram em tê-la, por isso é necessário que estejamos sempre  promovendo esta conscientização de nossa  sociedade, preservando-a”.

Com as atividades que serão desenvolvidas fica claro que não podemos agir somente de maneira repressiva, mas preventiva, sendo esta a bandeira do governo do Estado, pois a educação ambiental é a melhor maneira de realizar prevenção.

O  prefeito Oswaldo Sousa, o Dinho, de Candeias do Jamari, se manifestou favorável a todo tipo de conscientização, pois, segundo ele, muitos dos que não foram orientados para preservar a natureza, hoje, estão disponibilizando recursos para controlar e preservar onde vivem.

 

Atividades

Várias são as atividades dos policiais do Batalhão Ambiental, a partir deste sábado, 30. Ação Global, no SESI  com início às 8 horas e término às 18 horas. No domingo, 31, as atividades serão desenvolvidas em parceria com a SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, das 17 horas às 21 horas no Parque da Cidade, em Porto Velho. Dia 1, será no CSAC – Consórcio Santo Antonio Civil no canteiro de Obras  da Usina de Santo Antonio, das 6h15 às 15 horas. Também no dia 1, das 8 horas às 20 horas a programação será no parque da cidade.

Dia 2, os policiais recebem no Batalhão, a vista da APAE a partir das 8 horas. Dia 3, retornam ao CSAC. Dias 4 e 5,  Gincana  Ambiental no Batalhão  e passeata do IBAMA na praça Jonatas Pedrosa em Porto Velho, com início às 8 horas. No dia 6, novamente no Canteiro de Obras da Usina de Santo Antonio, a partir das 8 horas com a Operação Verão Limpo.

Fonte: Lenilson Guedes

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)