Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Bispo condena genocídio dos índios Guarani


 


Bispo condena genocídio dos índios Guarani - Gente de Opinião
 
Bispo Erwin Kräutler  (centro) marcha contra a
hidrelétrica de Belo Monte. ©Prelazia do Xingu


O Bispo católico Dom Erwin Kräutler recebeu o Right Livelihood Award, conhecido como o ‘Prêmio Nobel Alternativo’, por seu trabalho em defesa dos direitos de povos indígenas no Brasil.

Na cerimônia realizada hoje na sede do parlamento sueco, ele foi homenageado ‘por uma vida dedicada aos direitos humanos e ambientais de povos indígenas e pelo seu empenho incansável para salvar a floresta Amazônica da destruição’.

Dom Erwin fez duras críticas em seu discurso de aceitação, destacando a ‘dor, desespero e falta de segurança’ dos índios Guarani, dizendo que estão sendo ‘confinados a áreas muito pequenas; seus jovens não enxergam perspectivas para o futuro e a alta taxa de suicídio entre eles é extremamente alarmante... O atual governo ignora este cruel genocídio que se passa diante de seus olhos’.

Dom Erwin luta há décadas pelos direitos dos índios do Xingu na Amazônia brasileira, hoje ameaçados pela construção da gigantesca usina hidrelétrica de Belo Monte.

Dom Erwin descreveu Belo Monte como ‘um projeto que nunca considerou os direitos e preocupações legítimas das populações do Xingu’. Os povos indígenas ‘sabem muito bem que não sobreviverão se a Amazônia continuar sendo desrespeitada e aniquilada. Sabem que esta cruel destruição gerará consequências irreversíveis para o planeta Terra. Este será o verdadeiro apocalipse’.

Ele afirmou ainda que ‘o principal problema [na Amazônia] está relacionado com a posse e o uso da terra’, e que ‘a violência rural está ligada à concentração de terra em poucas mãos e à impunidade vergonhosa com a qual os criminosos são recompensados. Matam, e nada acontece!’

O Diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, ‘O bispo Kräutler  freqüentemente coloca sua vida em risco ao defender os índios no Brasil. Eles precisam de amigos como Kräutler, assim como as igrejas também precisam de mais pessoas como ele para levar adiante a tradição de trabalhar para os oprimidos. Sua premiação com o premio Nobel alternativo é um reconhecimento fantástico para um grande herói pouco elogiado’.

Dom Erwin Kräutler é Bispo da Prelazia do Xingu e Presidente do Conselho Missionário Indigenista (CIMI) da Igreja Católica do Brasil.

Vencedores anteriores do Right Livelihood Award incluem a Survival International e a organização do povo Bushman no sul da África, The First People of the Kalahari.

Baixe a fala do Dom Erwin aqui: http://www.rightlivelihood.org/press_room.html

Fonte: SURVIVAL INTERNATIONAL


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)