Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Carne: novas oportunidades surgem para Rondônia



Após a China reconhecer o Brasil como produtor de carne livre de febre aftosa o país voltará a vender Carne bovina ao mercado asiático. A estimativa é que o país tenha um aumento nas vendas em torno de 500 mil toneladas por ano, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Com isso, as expectativas para este ano são de que o estado volte aumentar as exportações, principalmente com a abertura do mercado para a China. No ano passado, o estado faturou UR$ 334 milhões com a venda do produto, já em 2008 teve uma balança comercial foi de UR$ 696 milhões. Rondônia havia sofrido uma queda de 47,98 % nas exportações em 2009, comparado com 2008.

Além do mercado asiático, Rondônia e outros 15 Estados, junto com o Distrito Federal, receberam a liberação do governo da África do Sul para vender carne desossada e maturada, proveniente das zonas livres de febre aftosa, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) acredita que seu estado será o mais contemplado com esse acontecimento. “Temos o maior rebanho do país. Com essa notícia vamos aumentar nossa economia e modernizar nossos frigoríficos”, explica Acir.

Ainda segundo o parlamentar, o estado necessita de mais incentivos fiscais para a construção de frigoríficos. “Precisamos ampliar nossas indústrias e modernizar nossos frigoríficos. Espero que essa comercialização seja contínua, não fique limitada”, salienta.

Carne Suína

O comércio de carne suína também está em negociação. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, chegou ontem (25) na China para negociar a abertura do mercado com o país e habilitar 25 frigoríficos brasileiros que esperam entrar no país asiático ainda este ano. A Abipecs estima que o Brasil possa atingir uma participação de 5% no total das importações chinesas de carne suína, o que corresponde a um volume aproximado de 18 mil toneladas.

Fonte: Francisco Ximenes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)