Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Chuva ácida é registrada em Manaus (AM)


A poluição do ar, causada em grande parte pelo acúmulo de fumaça de queimadas, associadas aos gases de dióxido de carbono emitidos por carros, provocou chuva ácida na manhã de hoje (26), em Manaus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Apesar da incidência de chuva ácida ser comum em algumas capitais do País onde há grande concentração de carros, em Manaus e em outros municípios do Estado, segundo o instituto, a situação se agrava com o período prolongado de estiagem. 

A gerente de meteorologia do Inmet, Lúcia Gularte, explicou que nos últimos dias houve acúmulo de poluição na atmosfera, principalmente por conta de queimadas. Segundo ela, as partículas de poluição evaporam junto com a água, sobem para a atmosfera e quando se juntam, congelam e se precipitam em chuva ácida. 

- O nome assusta, mas a chuva ácida ocorre todos os dias em determinadas regiões do País. Em São Paulo, por exemplo, quase todos os dias há o registro de chuva ácida, mas o nome é pouco usado para não causar impacto maior na população. Manaus passa pelo mesmo processo - disse. 

Segundo Lúcia Gularte, além de a chuva ácida destruir a camada de ozônio e aquecer o ar, ela também pode provocar doenças respiratórias e cardíacas. 

O Inmet chama atenção para o recolhimento da água da chuva em período de seca, principalmente em municípios do interior do Estado, onde agricultores armazenam a água da chuva e a utilizam até para consumo diário. 

- A água da chuva não é potável. É necessário todo um tratamento para retirar as impurezas. Quando a água evapora para a atmosfera, a sujeira e poluição vão junto e a chuva que cai é suja e não aconselhável para o consumo, ao contrário do que muitas pessoas pensam – explicou Lúcia Gularte.

(Fonte: De olho no tempo, com informações Portal Amazônia)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)