Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Comissão da Câmara aprova selo de qualidade para agricultura familiar



A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou   o Projeto de Lei 4903/09, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que cria o Selo de Qualidade da Produção da Agricultura Familiar para classificar e identificar a procedência dos produtos certificados.

Esse sistema tem o objetivo de aumentar a confiança do consumidor nos produtos da agricultura familiar e fortalecer a qualidade dos produtos disponíveis no mercado. O selo será concedido ao agricultor que aderir ao Sistema Nacional de Certificação dos Produtos Oriundos da Agricultura Familiar, também criado pelo projeto.

Quem aderir ao sistema poderá usar o selo no rótulo de seus produtos, ser citado em publicações promocionais, acessar recursos do Sistema Nacional de Crédito Rural e oferecer produtos para a merenda escolar.

O relator na comissão, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), apresentou parecer favorável ao projeto. Ele aponta que a agricultura familiar cresce de forma acelerada e sustentada. Além disso, a qualidade, procedência e formas de produção são cada vez mais presentes nas preocupações do consumidor.

Críticas 

Alguns deputados questionam os benefícios da proposta. O deputado Assis do Couto (PT-PR) apresentou voto em separado. Ele e o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) votaram contra o projeto. Fonteles critica o fato de a proposta exigir selo de qualidade apenas para o segmento da agricultura familiar. "É uma injustiça. A pessoa que tinha a boa intenção de ajudar a agricultura familiar a está prejudicando, porque não existe exigência desse nível sequer para o agronegócio, para a grande agricultura empresarial. O que é necessário e poderia ser interessante era botar um selo de origem, para informar que o produto é originário de agricultura familiar. Essa foi a alternativa que nós colocamos, mas foi rejeitada pelos ruralistas", protesta. 

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)