Sexta-feira, 25 de dezembro de 2009 - 16h12
Lúcia Nórcio
Agência Brasil
Os investimentos do cooperativismo paranaense planejados para este ano foram mantidos e a movimentação financeira do setor foi semelhante a de 2008. Segundo o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, as projeções para 2010 são otimistas." No ano que vem as cooperativas poderão crescer 10% em movimentação econômica e repetir o investimento de R$ 1 bilhão efetivado em 2009, especialmente em infraestrutura e agroindústrias “.
A expectativa do setor também é positiva quanto à produção no campo. "Acreditamos que a safra de verão proporcionará melhores resultados aos agricultores paranaenses. Nesse ano, as adversidades climáticas fizeram com que o Paraná perdesse aproximadamente 9 milhões de toneladas dos principais produtos como feijão, milho, soja, trigo, além de café e cana-de-açúcar".
As perspectivas em relação à retomada da economia mundial também são boas e podem beneficiar o setor, na avaliação dos cooperativistas. As projeções para o próximo ano, divulgadas pela Ocepar, atrelam a recuperação dos países desenvolvidos a um melhor desempenho das cooperativas. “O aumento do Produto Interno Bruto (PIB) previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) é de 1,5% para os Estados Unidos, 1,7% [para o] Japão, 9% [para a] China, e 6,4% [para a] Índia, o que certamente contribuirá para a melhoria de consumo de alimentos. Também pode representar boas perspectivas de aumento das exportações e melhoria dos preços no mercado internacional", diz o relatório da Ocepar.
As 237 cooperativas paranaenses vinculadas ao Sistema Ocepar movimentaram R$ 25 bilhões este ano, o mesmo faturamento de 2008, quando o setor teve receita recorde, ao superar em 37% o resultado de 2007. Para Koslovski, o resultado significa que as cooperativas não se abateram diante da crise e optaram por investir.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro