Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Cooperativas paranaenses superam crise e fazem projeção otimista para 2010


 
Lúcia Nórcio 
Agência Brasil 

Os investimentos do cooperativismo paranaense planejados para este ano foram mantidos e a movimentação financeira do setor foi semelhante a de 2008. Segundo o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, as projeções para 2010 são otimistas." No ano que vem as cooperativas poderão crescer 10% em movimentação econômica e repetir o investimento de R$ 1 bilhão efetivado em 2009, especialmente em infraestrutura e agroindústrias “.

A expectativa do setor também é positiva quanto à produção no campo. "Acreditamos que a safra de verão proporcionará melhores resultados aos agricultores paranaenses. Nesse ano, as adversidades climáticas fizeram com que o Paraná perdesse aproximadamente 9 milhões de toneladas dos principais produtos como feijão, milho, soja, trigo, além de café e cana-de-açúcar".

As perspectivas em relação à retomada da economia mundial também são boas e podem beneficiar o setor, na avaliação dos cooperativistas. As projeções para o próximo ano, divulgadas pela Ocepar, atrelam a recuperação dos países desenvolvidos a um melhor desempenho das cooperativas. “O aumento do Produto Interno Bruto (PIB) previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) é de 1,5% para os Estados Unidos, 1,7% [para o] Japão, 9% [para a] China, e 6,4% [para a] Índia, o que certamente contribuirá para a melhoria de consumo de alimentos. Também pode representar boas perspectivas de aumento das exportações e melhoria dos preços no mercado internacional", diz o relatório da Ocepar.

As 237 cooperativas paranaenses vinculadas ao Sistema Ocepar movimentaram R$ 25 bilhões este ano, o mesmo faturamento de 2008, quando o setor teve receita recorde, ao superar em 37% o resultado de 2007. Para Koslovski, o resultado significa que as cooperativas não se abateram diante da crise e optaram por investir.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)