Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Cúpula de Mulheres Chefes de Estado da Rio+20 terá Dilma e Michelle Bachelet como anfitriãs


Cúpula de Mulheres Chefes de Estado da Rio+20 terá Dilma e Michelle Bachelet como anfitriãs  - Gente de Opinião
Isabela Vieira
Agência Brasil

Rio de Janeiro - Presidentas e primeiras-ministras vão se encontrar na Rio+20 para defender a inclusão dos direitos femininos na agenda da sustentabilidade. A Cúpula de Mulheres Chefes de Estado é organizada pelas Nações Unidas (ONU) e ocorrerá no dia 21 de junho e terá como anfitriãs a presidenta Dilma Rousseff e a diretora do órgão, a ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet.

No encontro, as líderes divulgarão um documento – baseado em debates dos dias anteriores com a sociedade civil e com especialistas - destacando a importância de incluir a igualdade entre homens e mulheres no desenvolvimento sustentável. Ainda cobrarão resoluções da conferência que apontem medidas para combater a violência e a redução das desigualdades entre os gêneros.

Para o evento, a ONU-Mulheres confirmou a presença das presidentas da Argentina, Cristina Kirchner, da Costa Rica, Laura Chinchilla e de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar. Também devem participar as primeiras-ministras da Libéria, Elle Johnson-Sirleaf (Prêmio Nobel da Paz), da Lituânia, Dalia Grybauskaité e da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt.

Segundo a agência da ONU para as mulheres, 20 anos depois da ECO92, em todo o mundo mulheres enfrentam obstáculos para enfrentar a violência e ter as mesmas oportunidades que os homens.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)