Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

DE OLHO NO TEMPO: Primeira friagem do ano atingirá o sul da Amazônia


 
Daniel Panobianco - O outono, que mal começou, ainda apresenta características de verão, com temperaturas acima dos 30°C e muita chuva em grande parte do Brasil. Em Rondônia, especialmente, o excesso de chuva no primeiro trimestre de 2010 resulta agora na continuidade dos níveis elevados de diversos rios que cortam o Estado. 

Mas o tempo promete uma mudança radical a partir da próxima semana. Uma frente fria, que ainda está no sul da Argentina, terá o impulso de uma bolha de ar polar de forte intensidade ao atravessar a Cordilheira dos Andes e esse mecanismo impulsionará ar frio polar para norte atingindo latitudes menores, como no caso dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Rondônia. 

Esta, contudo, segundo avaliação de diversos modelos numéricos, será a primeira grande onda de frio do ano capaz de provocar acentuada queda de temperatura em parte da Amazônia, fenômeno localmente conhecido como "friagem". 

A climatologia diz que em média ocorrem entre 5 e 7 friagens por ano na Amazônia, mas já houve registro, inclusive de friagens seguidas, no período de abril a outubro em Rondônia, com 14 eventos de friagem ao todo no ano de 2005. 

Em toda a Região Norte do Brasil, a menor temperatura verificada até hoje pertence a cidade de Vilhena, no sul rondoniense, onde em 19 de julho de 1975, a temperatura mínima observada onde hoje é o aeroporto da cidade chegou a 3,4°C. 

A primeira friagem de 2010 já será sentida no sul de Rondônia, região de Vilhena e no Vale do Guaporé, região de Costa Marques, na segunda-feira à noite, quando os ventos tendem a ficar mais intensos passando a soprar do quadrante sul. 

A temperatura mínima prevista para a região de Vilhena entre terça-feira e quarta-feira, pode oscilar entre 16°C e 17°C, mas devido aos ventos intensos e a altitude da cidade, mais de 600 metros, a sensação térmica poderá ser inferior a 12°C. 

Nas demais localidades de Rondônia, espera-se uma mudança brusca na direção dos ventos, que também passarão a soprar do quadrante sul, mas a temperatura em si não deverá cair significativamente.

Fonte: Fonte: De olho no tempo
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)