Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

DE OLHO NO TEMPO: Primeira friagem do ano atingirá o sul da Amazônia


 
Daniel Panobianco - O outono, que mal começou, ainda apresenta características de verão, com temperaturas acima dos 30°C e muita chuva em grande parte do Brasil. Em Rondônia, especialmente, o excesso de chuva no primeiro trimestre de 2010 resulta agora na continuidade dos níveis elevados de diversos rios que cortam o Estado. 

Mas o tempo promete uma mudança radical a partir da próxima semana. Uma frente fria, que ainda está no sul da Argentina, terá o impulso de uma bolha de ar polar de forte intensidade ao atravessar a Cordilheira dos Andes e esse mecanismo impulsionará ar frio polar para norte atingindo latitudes menores, como no caso dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Rondônia. 

Esta, contudo, segundo avaliação de diversos modelos numéricos, será a primeira grande onda de frio do ano capaz de provocar acentuada queda de temperatura em parte da Amazônia, fenômeno localmente conhecido como "friagem". 

A climatologia diz que em média ocorrem entre 5 e 7 friagens por ano na Amazônia, mas já houve registro, inclusive de friagens seguidas, no período de abril a outubro em Rondônia, com 14 eventos de friagem ao todo no ano de 2005. 

Em toda a Região Norte do Brasil, a menor temperatura verificada até hoje pertence a cidade de Vilhena, no sul rondoniense, onde em 19 de julho de 1975, a temperatura mínima observada onde hoje é o aeroporto da cidade chegou a 3,4°C. 

A primeira friagem de 2010 já será sentida no sul de Rondônia, região de Vilhena e no Vale do Guaporé, região de Costa Marques, na segunda-feira à noite, quando os ventos tendem a ficar mais intensos passando a soprar do quadrante sul. 

A temperatura mínima prevista para a região de Vilhena entre terça-feira e quarta-feira, pode oscilar entre 16°C e 17°C, mas devido aos ventos intensos e a altitude da cidade, mais de 600 metros, a sensação térmica poderá ser inferior a 12°C. 

Nas demais localidades de Rondônia, espera-se uma mudança brusca na direção dos ventos, que também passarão a soprar do quadrante sul, mas a temperatura em si não deverá cair significativamente.

Fonte: Fonte: De olho no tempo
 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)