Segunda-feira, 27 de junho de 2011 - 15h03
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues da Silva, participou nesta quinta-feira (23) de um debate sobre queimadas. A iniciativa foi da Rede TV, no programa Rede de Opiniões, apresentado pelos jornalistas Alizângela Lima e Martins Júnior.
O debate contou com a presença do secretário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), José Carlos Gadelha, e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Lioberto Caetano de Souza.
Durante o debate na Rede TV, a secretária Nanci Rodrigues, explicou que este ano a Sedam, através do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, já vêm realizando ações para coibir o uso inadequado do fogo nos períodos de estiagem, quando ocorrem as maiores incidências de queimadas.
Segundo ela, foi organizada uma força-tarefa para combater o problema das queimadas e intensificar a punição aos responsáveis pelos focos.
Ela destacou o funcionamento das coordenadorias da Sedam, como a de Proteção Ambiental, que promove fiscalização preventiva, investigativa e repressiva para reduzir os focos de queimadas em pólos distintos de acordo com os quadros emergenciais de cada região.
A Coordenadoria de Educação Ambiental que tem realizado ações de prevenção e combate as queimadas, na capital e interior do Estado, contando com os Escritórios Regionais de Gestão Ambiental e os Grupos de Agentes Ambientais Voluntários, que promovem atividades educativas e de proteção ambiental, o que contribui com a melhoria da qualidade do ambiente em que vivem.
Para reforçar o trabalho dos agentes ambientais o governo do Estado entregou este mês, dez veículos para atender aos municípios no controle e combate ao desmatamento e as queimadas. Foram beneficiados os municípios de Alta Floresta, Ariquemes, Machadinho e Porto Velho.
O secretário da Sema, José Carlos Gadelha, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Caetano, reafirmaram as parcerias com a Sedam no trabalho de combate as queimadas e juntos pediram apoio da população do Estado para dizer não as queimadas e denunciar. “Queimar é crime e não podemos mais tolerar as queimadas urbanas, em fundos de quintal, que tem cada vez mais afetado a saúde da nossa população”, disse José Gadelha.
Fonte: Marilza Rocha
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes