Terça-feira, 16 de março de 2010 - 12h17
De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as chuvas fortes em diferentes áreas de Porto Velho devem continuar.
O coordenador de operações da Defesa Civil, tenente coronel Genival dos Santos Silva, informou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da capital estão a postos para atender a população durante este período de tempestades amazônicas. “Estamos em situação de alerta para atender a população nos setores mais castigados e onde houve alagamentos”, assegurou.
O coordenador de operações da Defesa Civil também falou de medidas preventivas em se falando de orientação aos moradores de perímetros problemáticos. “A previsão é de mais chuvas, então os cuidados tem que ser redobrados”, explicou. O oficial da Defesa Civil lembrou mais uma vez que o acúmulo de lixo que entopem galerias e tampam esgotos, são os fatores que ajudam a ocasionar os inúmeros alagamentos na cidade.
Sistema em alerta
O sistema estadual de Defesa Civil do Estado de Rondônia é composto, além dos órgãos públicos, das Comissões Municipais de Defesa Civil, que é responsável por atuar nas cidades. Estas comissões trabalham junto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros que fazem a supervisão técnica operacional do sistema estadual contra catástrofes como as enchentes.
O Coordenador Municipal da Defesa Civil, Reinaldo Raimundo, recomenda ainda aos moradores que moram em áreas alagadiças que procurem abrigos em locais seguros, por causa das possibilidades de inundações. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil do Município pelo número de telefone 3901 3020 ou pelo celular 9961 3420 de atendimento que funciona 24 horas.
Assistência aos atingidos
Ainda, segundo o coronel Genival dos Santos, o aparatado de salvamento e resgate está mobilizado. Estamos realizando o monitoramento e mapeamento dos pontos críticos como ser nos bairros São Sebastião I e II. Também no Nacional, Triangulo e Candelária. “O período de alerta foi deflagrado no município”, finalizou.
Mais chuvas
O Sistema de Proteção da Amazônia - Sipam informou que, apesar do forte calor dos últimos dias, novas pancadas de chuvas devem atingir a região ainda esta semana.
O período de março é o mais chuvoso, e o nível pluviométrico fica elevado com chuvas que chegam a atingir até a casa dos 78 litros por metro quadrado, como aconteceu nas últimas 48 horas.
Fonte: A/I CBMRO
FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono
Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac
Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono
O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de
Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia
O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est
A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm