Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Defesa Civil em alerta para inundações em pontos críticos de Porto Velho



De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as chuvas fortes em diferentes áreas de Porto Velho devem continuar
.

O coordenador de operações da Defesa Civil, tenente coronel Genival dos Santos Silva, informou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da capital estão a postos para atender a população durante este período de tempestades amazônicas. “Estamos em situação de alerta para atender a população nos setores mais castigados e onde houve alagamentos”, assegurou.

O coordenador de operações da Defesa Civil também falou de medidas preventivas em se falando de orientação aos moradores de perímetros problemáticos. “A previsão é de mais chuvas, então os cuidados tem que ser redobrados”, explicou. O oficial da Defesa Civil lembrou mais uma vez que o acúmulo de lixo que entopem galerias e tampam esgotos, são os fatores que ajudam a ocasionar os inúmeros alagamentos na cidade.

Sistema em alerta

O sistema estadual de Defesa Civil do Estado de Rondônia é composto, além dos órgãos públicos, das Comissões Municipais de Defesa Civil, que é responsável por atuar nas cidades. Estas comissões trabalham junto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros que fazem a supervisão técnica operacional do sistema estadual contra catástrofes como as enchentes.

O Coordenador Municipal da Defesa Civil, Reinaldo Raimundo, recomenda ainda aos moradores que moram em áreas alagadiças que procurem abrigos em locais seguros, por causa das possibilidades de inundações. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil do Município pelo número de telefone 3901 3020 ou pelo celular 9961 3420 de atendimento que funciona 24 horas.

Assistência aos atingidos

Ainda, segundo o coronel Genival dos Santos, o aparatado de salvamento e resgate está mobilizado. Estamos realizando o monitoramento e mapeamento dos pontos críticos como ser nos bairros São Sebastião I e II. Também no Nacional, Triangulo e Candelária. “O período de alerta foi deflagrado no município”, finalizou.

Mais chuvas

O Sistema de Proteção da Amazônia - Sipam informou que, apesar do forte calor dos últimos dias, novas pancadas de chuvas devem atingir a região ainda esta semana.

O período de março é o mais chuvoso, e o nível pluviométrico fica elevado com chuvas que chegam a atingir até a casa dos 78 litros por metro quadrado, como aconteceu nas últimas 48 horas.

Fonte: A/I CBMRO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)