Sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 08h15
O Ibama/RO, por meio de sua Divisão de Controle e Fiscalização – Dicof, e contando com a parceria do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia - BPA, deflagra a operação Awina, em uma região crítica de exploração de madeira em áreas de terras indígenas.
Esta área foi escolhida para a operação devido à grande movimentação de madeira por meio de guias florestais do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais - Sisflora, emitidas pela da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental - Sedam/RO. Após ações de inteligência, verificou-se a existência de exploração de madeiras em terras indígenas, que são esquentadas por planos de manejos florestais inexistentes ou fraudulentos.
A operação de fiscalização ambiental foi deflagrada na região de Espigão D’oeste, que está localizada no entorno de terras indígenas dos povos Suruís, Zorós e Cintas Largas, que vivem em terras protegidas pela União lá existentes. A ação pretende coibir ilícitos ambientais relacionados à exploração e industrialização ilegal de produtos florestais, priorizando a verificação, in loco, em pátios de serrarias e Planos de Manejo Florestais Sustentáveis – PMFS da região.
Segundo o chefe de fiscalização da superintendência do Ibama/RO, Renê de Oliveira, esta operação não tem previsão de término, pois, com as ações precursoras e de inteligência, detectou-se diversas empresas ilegais, inclusive, empresas fantasmas e clandestinas, demonstrando a necessidade de uma ação intensa na região.
Fonte: Gentedeopinião com informações do Blog Banzeiros e Ibama
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro