Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

EMBRAPA: Curso capacita técnicos para manejo e conservação de solos


  
Fator decisivo para a sustentabilidade da agropecuária, as práticas de manejo e conservação do solo são tema de curso de atualização voltado a profissionais de extensão rural em Rondônia. Promovido pela Embrapa Rondônia, a capacitação começa na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, e faz parte das ações do Programa Mais Alimentos, do Governo Federal, que tem como um dos objetivos aumentar a produção de alimentos no País.

O curso será dividido em quatro módulos principais. Primeiro serão apresentados os tipos de solo que compõem o Estado de Rondônia. "É preciso primeiramente conhecer e entender o solo em que se vai trabalhar", explica o pesquisador da Embrapa Rondônia Ângelo Mansur. Em função das características de cada classificação são definidas as aptidões agrícolas das diferentes regiões.

O passo seguinte no trabalho de manejo do solo é verificar a concentração de elementos químicos presentes. É necessário retirar amostras de solo para que sejam analisadas em laboratório. O curso vai abordar as diferentes técnicas de amostragem, as ferramentas utilizadas para retirar a terra, a profundidade e a quantidade adequada de amostras.

Com o resultado da análise de solo é possível traçar a estratégia para uma eventual correção da acidez e para a complementação de nutrientes. Para isso, no entanto, é preciso interpretar os indicadores de maneira correta. "Um dos pontos importantes a ser levado em consideração são as unidades de medida dos indicadores, que podem variar entre um laboratório e outro" explica o engenheiro agrônomo Alaerto Marcolan, da Embrapa Rondônia.

Além das técnicas para conversão de unidades de medida, serão abordados os procedimentos para o cálculo da quantidade de calcário, de macro nutrientes e de micro nutrientes a serem aplicados. As intervenções no solo variam de acordo com o resultado da análise de solo e com a cultura a ser plantada.

O terceiro módulo do curso trata de uma etapa do processo em que já são conhecidas as deficiências do solo e estão definidas as medidas a serem tomadas. É quando se faz a regulagem dos equipamentos para aplicação de calcário e adubos. "Vamos fazer uma abordagem teórica, com os princípios de regulagem dos implementos, e uma parte prática, que será feita no campo experimental da Embrapa Rondônia, em Porto Velho", afirma Zenildo Ferreira Holanda Filho, um dos responsáveis pelo treinamento, ao lado de José Cláudio Alves, ambos profissionais da Embrapa Rondônia.

Para completar a capacitação, serão abordadas práticas para conservação do solo. "A ideia é identificar as limitações e potencialidades no sentido de conservar os solos férteis e recuperar os pobres e degradados", explica o pesquisador Francisco das Chagas Leônidas, da Embrapa Rondônia. Será dada ênfase especial à utilização de curvas de nível para reduzir ou evitar a erosão do solo.


Incentivo à agricultura familiar 

O curso é voltado para cerca de 25 pessoas, entre técnicos da Embrapa Rondônia, uma das 42 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e extensionistas da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO). O objetivo é atualizar os conhecimentos a respeito das técnicas de manejo e conservação do solo para aumentar a produção e a produtividade da agricultura familiar.

A atividade é uma das ações da Embrapa no Programa Mais Alimentos, desenvolvido desde julho de 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além de oferecer uma linha de crédito diferenciada para a agricultura familiar, o programa financia projetos que contemplam galpões de armazenagem, silos, construções e maquinário para ordenha, resfriadores e correção de solo. Também são desenvolvidas atividades de transferência de tecnologia, com a participação de diversas unidades da Embrapa em todo o País.

Fonte: Embrapa Rondônia
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)