Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 11h50
Embrapa Rondônia - A agropecuária brasileira já utiliza soluções sustentáveis desenvolvidas pela pesquisa. Essa é a principal mensagem que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
Para que essa mensagem chegue ao público da forma mais eficiente possível, a Empresa lançou a campanha Agro Sustentável, que vai esclarecer e orientar os participantes da Rio+20, e a sociedade em geral, sobre sustentabilidade na agropecuária, dando visibilidade às soluções da pesquisa brasileira.
Em textos objetivos, a campanha aborda 12 grandes temas: Fixação Biológica de Nitrogênio; Água e Solo; Agroenergia; Florestas; Tratamento de Resíduos Animais; Recuperação de Pastagens Degradadas; Sistema Plantio Direto; Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Inclusão Produtiva e Social; Gestão Ambiental e Territorial; e Sistemas de Produção Sustentável.
Uma das ações da campanha foi o lançamento da hotpage Agro Sustentável (www.agrosustentavel.com.br), onde a Embrapa apresenta, em vídeos e conteúdos, as soluções da pesquisa brasileira para uma agropecuária sustentável. O objetivo é contribuir para a mudança de comportamento de interlocutores da Empresa e da sociedade, sensibilizando-os para o papel de protagonismo que o setor agropecuário pode assumir na construção de uma economia verde.
Na hotpage, o internauta encontra informações para download e pode compartilhar esses conteúdos nas redes sociais. A campanha Agro Sustentável também está presente na web 2.0, com o perfil no Facebook (www.facebook.com/agrosustentavel) e no YouTube (www.youtube.com/agrosustentavel), onde conteúdos sobre tecnologias agropecuárias atuais e futuras, além de notícias em tempo real sobre a Rio +20, poderão ser acessados e disseminados pelos usuários, motivando a troca de mensagens e diálogos em torno do tema sustentabilidade.
Campanha publicitária – No mês de junho, a Embrapa coloca no ar uma campanha publicitária na televisão, rádio, revistas, internet e mídia exterior em aeroportos e centros comerciais do Rio de Janeiro. Com o mote “A gente colhe o que planta. Agricultura sustentável: atendendo o presente para garantir o futuro”, a campanha pretende esclarecer ao público que a agropecuária sustentável é resultado de integração de esforços entre vários setores (produtivo, científico, governo e sociedade) e várias soluções.
Além disso, a campanha quer estimular as pessoas a buscarem esclarecimentos e informações sobre o assunto, levando a uma mudança de comportamento: “Informe-se, entenda, compartilhe. Quem colhe os bons frutos é o planeta”, dizem os anúncios.
Fonte: Eduardo Pinho Rodrigues / Kadijah Suleiman
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