Domingo, 24 de maio de 2009 - 07h19
Fraudadores alegam ter transportado 40 m³ de madeira em moto. Dados estão em documentos usados para carregar toras. Descubra como madeira “pirata” é comercializada legalmente.
Mesmo que estejam com todos os documentos em dia, grande parte das tábuas que sai da Amazônia tem origem ilegal. Isso ocorre porque entre a floresta e os consumidores muitos fraudadores trabalham para “esquentar” a madeira, conseguindo autorizações falsas para comprar e vender produtos florestais.
Desde março, o Ibama tem centrado fogo no combate a esses criminosos. Analisando documentos de transporte de madeira, fiscais encontraram uma autorização permitindo que uma moto Honda Biz carregasse 40 metros cúbicos de toras.
Em outro papel, fraudadores registraram que um carregamento de madeira havia sido levado em 20 minutos de Belém a Novo Progresso, no Pará. A distância entre as duas cidades é de cerca de 2.500 km.
Entenda, no infográfico (C L I Q U E) preparado pelo Globo Amazônia, como os “esquentadores” de madeira conseguem transformar desmatamentos ilegais em madeira documentada.
Fonte: Globo Amazônia
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro