Sábado, 23 de outubro de 2010 - 23h09
Do G1, com informações do
Jornal Nacional e da Agência Estado
Faltam cinco centímetros para que o nível do Rio Negro, no Amazonas, quebre a marca histórica de 1.963, quando chegou a 13,64 metros. Segundo Valderino Pereira da Silva, que há 31 anos mede de segunda a sexta-feira o nível do rio em um porto de Manaus, o recorde da seca campeã deve ser batido neste domingo (24).
Trinta e oito municípios – dos 62 do estado – já decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Vinte e duas mil famílias enfrentam dificuldades devido à seca.
As casas flutuantes agora estão sobre o leito seco de um dos afluentes do Rio Negro. Canoeiros ficaram sem trabalho. “Dois meses e meio de trabalho parado, sem renda, sem qualquer atividade”, diz Adonis Custódio.
No encontro das águas, onde o Rio Negro se junta ao Solimões, ilhas de pedra e argila aparecem pela primeira vez.
A seca extrema também intensificou o fenômeno de desbarrancamento das margens, conhecido como “terras caídas.” “A água do rio desce muito rápido, no entanto o barranco continua com muita água. Acumula um peso muito grande e causa o desbarrancamento”, afirma Marco Oliveira.
Os barrancos só voltam a ficar seguros quando os rios começarem a encher, no fim de novembro.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro