Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Família reúne quase 100 pessoas durante encontro no Pantanal



Foram quatro dias de convívio familiar tendo como moldura as belezas e atrações do Pantanal sul-mato-grossense. Perto de 100 pessoas participaram do “Encontro das Emoções”, que reuniu integrantes da Família Bueno, tradicional clã de origem rural do estado do Paraná que também se ramificou pelo Mato Grosso do Sul. O evento começou na sexta (09.10) e estendeu-se até a manhã do feriado do dia 12 de outubro, quando os participantes retornaram para suas casas. A festa foi toda realizada nas instalações das fazendas conjugadas Cacimba de Pedra/Reino Selvagem (226 km de Campo Grande), no Pantanal de Miranda.

Aves, jacarés, os rebanhos das fazendas e a gastronomia típica da região foram algumas das principais atrações para os participantes do evento, alguns pisando pela primeira vez em solo pantaneiro. Todos foram recebidos na tarde de sexta-feira (09.10) pelo anfitrião Gerson Bueno, com um churrasco de ponta de costela acompanhado de lingüiça bovina de carne picada à faca, saladas, purê de batatas, farofa, vinagrete e arroz carreteiro. Todos os ingredientes são produzidos pela própria fazenda. Enquanto isso a cozinha deixava no tempero uma carcaça de carneiro – pesando duas arrobas -, posteriormente assado no rolete e servido à noite, no jantar.

Durante os demais dias não faltaram o quebra - torto no café da manhã e refeições a base de carne de jacaré-do-Pantanal precoce (criado em cultivo nas duas propriedades) e carne bovina soleada – similar à carne de sol, mas com vida mais curta (dura

Família reúne quase 100 pessoas durante encontro no Pantanal - Gente de Opinião
Família reúne quase 100 pessoas durante encontro no Pantanal - Gente de Opinião
de dois a três dias na prateleira), menos sal e com capa de gordura (geralmente do coxão duro). Os doces feitos nas fazendas também foram atrações à parte. Após as refeições, a prosa familiar continuava enquanto alguns optavam por uma sesta no rendário. 

O calor, que atingia picos de mais de 35 graus durante o dia levou muita gente para a piscina, também uma atrações das fazendas por seu formato de jacaré, em alusão à criação de quase 18 mil cabeças do réptil que as propriedades desenvolvem há mais de 20 anos. Por isso mesmo, ninguém perdeu a oportunidade de visitar o CEJAP – Centro de Produção do Jacaré Precoce para a Conservação do Jacaré-do-Pantanal. Adultos e crianças ouviram explicações do criador Gerson Bueno e puderam brincar e posar para fotos com jacarés “bebês” e com alguns animais já perto da idade para abate.

Durante os quatro dias muita cantoria e trios sertanejos e de música regional animaram a festa que manteve uma fogueira acesa durante mais de 72 horas e equipes se revezando na cozinha para manter alimentação disponível 24 horas por dia. Boa parte dos familiares convidados ficou hospedada nos 40 leitos disponíveis na pousada das fazendas conjugadas que, durante o ano, recebe um fluxo turístico cuja maior demanda é de europeus (80%). Outros participantes pernoitaram em hotéis da região de Miranda (Águas do Pantanal, Hotel Pantanal, Hotel Querência e Fazenda 23 de Março).

A Família Bueno é de origem franco/belga e se organizou, no Brasil, a partir dos sete filhos do casal Capistrano e Rosa Bueno. Dos sete irmãos (apenas dois ainda vivos) seguiram filhos, netos e bisnetos. O encontro foi uma realização pessoal de Gerson Bueno: “reunir toda a nossa família em minha casa permitiu que eu vivesse os dias mais emocionantes de minha vida”, garante. 

Fonte: Ariosto Mesquita – DRT/MG 3474

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)