Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 15h02
Uma frente fria que atua sobre o sul do país já atinge o Mato Grosso nessa terça-feira (13) e chega ao centro-sul de Rondônia a partir dessa tarde, afirmam os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). O tempo muda bruscamente e aumenta de forma significativa a quantidade de nuvens, a umidade do ar e as condições de chuva em todas as áreas do estado. Chuvas previstas a qualquer hora do dia no sul do estado e no Vale do Guaporé. Na capital e nas demais áreas de Rondônia, pancadas de chuva e trovoadas podem ocorrer a partir da tarde.
Esta frente fria traz a sétima friagem do ano, a terceira de caráter significativo, ou seja, realmente perceptível em todo o estado. Com isso, a expectativa é de queda na temperatura no decorrer da semana, principalmente nas cidades do Cone-Sul e Vale do Guaporé, onde, normalmente, as massas polares atuam com mais intensidade.
Temperaturas mais baixas no final da semana
Segundo a previsão meteorológica, esta friagem terá duração significativa, assim como a registrada em maio desse ano. A tendência é que os termômetros abaixem a partir de hoje, mas o frio mais intenso virá na sexta-feira (16), atingindo o auge no sábado.
Nesta quarta-feira (14) a previsão é de mínimas de 16 ºC em Vilhena, 17 ºC em Guajará-Mirim, 18 ºC em Pimenta Bueno, 19 ºC em Ji-Paraná, 20 ºC em Ariquemes e 21 ºC em Porto Velho. Já na sexta-feira, a previsão indica mínimas de até 13 ºC em Vilhena, 14 ºC em Guajará-Mirim, 16 ºC em Pimenta Bueno, 17 ºC em Ji-Paraná, 18 ºC em Ariquemes e 19 ºC em Porto Velho. Tradicionalmente, as mínimas são registradas durante a madrugada. Nessa friagem, a madrugada mais fria será a de sexta para sábado.
É possível verificar que na capital as temperaturas mínimas poderão não ser tão baixas, entretanto, a máxima chegará somente a 26ºC na quarta-feira e apenas 23ºC na sexta, o que significa que os próximos dias serão bem amenos e diferentes dos registrados ultimamente. A sexta-feira, inclusive, promete a tarde mais fria do ano em todo o estado.
Já na próxima semana, as temperaturas voltam a subir. A partir de segunda, os termômetros deverão voltar a bater os 30 ºC.
Fonte: Vanessa Ibrahim
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro