Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron alerta pecuaristas para prazo final de vacinação contra febre aftosa


 
Faltando pouco mais de uma semana para o final da 27ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa, a Idaron alerta os donos de rebanhos de bovinos e bubalinos para o prazo final da imunização. A segunda fase da campanha neste ano será encerrada no dia 15 de novembro (domingo) e a expectativa é proteger 100% das criações rondonienses. Os produtores têm até o dia 22 para declarar a vacinação dos animais em um dos 76 escritórios ou 13 postos de fiscalização da Idaron espalhados pelo estado.

O presidente do órgão, Augustinho Pastore, está bastante animado com o rumo que a campanha vem tomando. “Estamos presentes em todos os municípios e distritos do Estado. Estamos em 89 pontos do estado, mais as estruturas itinerantes. Com toda este sistema, não tem porque nenhum criador ficar fora da campanha e aproveito para dizer que o prazo não será prorrogado”.

Pastore também endossa a importância da participação dos pecuaristas na campanha, que não é voltada apenas para a proteção contra a doença. Serve também para o desenvolvimento econômico do estado. “Temos 11,2 milhões de cabeças de gado. É o oitavo maior rebanho do Brasil e o quarto maior exportador de carne e derivados do país, além de ser o segundo maior produtor de queijo mussarela. Estes números representam mais de 40% de tudo o que é produzido aqui. Para continuarmos crescendo economicamente, é importante mantermos os 10 anos sem foco da doença. O sucesso da erradicação da febre aftosa se dá ao empenho do Governo de Rondônia e lógico, com o apoio dos pecuaristas”.

Mais sobre a vacinação

A Idaron tem como objetivo acompanhar e fiscalizar mais de 84 mil pecuaristas de Rondônia e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, que considera o trabalho da Agência de Defesa Sanitária um exemplo de controle da doença.

O produtor rural que eventualmente deixar de vacinar o gado até o prazo exigido pela Agência de Defesa será notificado, a propriedade interditada, e, num prazo de 72 horas deverá fazer a imunização do rebanho. A multa para cada cabeça de gado não protegida é de 5 (cinco) UPFs. O valor da UPF equivale a R$ 40,12, ou seja, a multa chega a 200 reais por animal.

Fonte: Felipe Corona

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)