Evento vai reunir especialistas de diferentes partes do Brasil
Especialistas de diferentes partes do País têm um encontro marcado para o próximo mês em Ji-Paraná, centro da mais importante bacia leiteira da região Norte, no Estado de Rondônia. O II Rondônia Leite acontece de 16 a 18 de novembro e aborda este ano dois grandes desafios para a atividade na Amazônia: produtividade e sustentabilidade.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rondônia produz mais de 700 milhões de litros de leite por ano, o que representa cerca de 42% da produção da região Norte. Importante atividade econômica para o Estado, a pecuária leiteira envolve aproximadamente 35 mil produtores, em maior concentração na região central de Rondônia.
Apesar de expressiva, a produção de leite em Rondônia poderia aumentar significativamente com o uso de algumas tecnologias. É justamente com este foco que foi pensado o II Rondônia Leite, evento que trará para Rondônia algumas das maiores autoridades no assunto do País, como pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais, e o presidente da Federação Panamericana do Leite (Fepale), Vicente Nogueira Netto.
Para Marivaldo Figueiró, um dos organizadores do evento e médico veterinário da Embrapa Rondônia, investimentos em genética, cuidados com a nutrição e com a saúde do rebanho seriam suficientes para mais que dobrar a produtividade no Estado de Rondônia. Estima-se que a produtividade média atual gire em torno de 4,3 litros de leite por vaca a cada dia. Vacas tratadas no Campo Experimental de Porto Velho, da Embrapa Rondônia, produzem tranquilamente 18 litros de leite por dia.
Um dos fatores determinantes para se conquistar esse aumento de produtividade é a nutrição do rebanho, o que se consegue com pastagens de qualidade. O assunto será tema de um dos painéis do II Rondônia Leite, que traz o pesquisador da Embrapa Acre Carlos Maucício Soares de Andrade, que fala sobre recuperação de pastagens, e o pesquisador da Embrapa Cerrados Lourival Vilela, que mostra as novas tecnologias para integração Lavoura-Pecuária-Floresta.
Em busca da sustentabilidade
Aumentar a produtividade do rebanho é também um importante passo na busca da sustentabilidade. Com a recuperação e o manejo adequado das pastagens com um rebanho produtivo, é possível aumentar a produção de leite sem a necessidade de abrir novas áreas de floresta. É possível até mesmo reduzir o rebanho e aumentar a produção.
A sustentabilidade é o segundo grande tema do evento e será abordada logo no primeiro dia de palestras. Elizabeth Nogueira Fernandes e Carlos Augusto de Miranda Gomides, ambos da Embrapa Gado de Leite, falam de "produção de leite e conservação ambiental" e de "produção de leite a pasto". Ao final de cada painel, haverá espaço para debate.
O II Rondônia Leite é um evento técnico voltado a estudantes e profissionais que trabalham na cadeia produtiva do leite. As inscrições são gratuitas, mas o participantes devem levar 2 kg de alimento não perecível no primeiro dia do evento. As atividades acontecem no auditório da Ulbra, em Ji-Paraná.
Além da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fazem parte da organização do evento o Governo do Estado de Rondônia, a Associaçaõ de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) e a Câmara Setorial do Leite. Confira a programação completa e preencha a ficha de inscrição em
www.cpafro.embrapa.br/rondonialeite/
Fonte: Embrapa Rondônia
Daniel Medeiros (SC-02735-JP)
Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)