Sexta-feira, 23 de outubro de 2009 - 20h32
Comunitários retiveram balsas para alertar contra exploração irregular na região
A madeira que está em balsas retidas por moradores de comunidades rurais à beira do Rio Arapiuns, no Pará, é totalmente legal, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Pará. Segundo o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Miro Canto, “O estado não é irresponsável”, alegou ao comentar de que o material teria sido retirado ilegalmente da floresta.
De acordo com o secretário, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estiveram no local e verificaram que os cerca de 1.500 metros cúbicos de madeira em toras são originários de áreas de manejo autorizadas pelo governo.
O protesto começou em 12 de outubro. Pelo menos quatro balsas foram interditadas e segundo os moradores, a madeira teria sido extraída ilegalmente.
De acordo com os comunitários, a cada semana mais de cinco balsas carregadas de madeira saem pelo rio sem nenhuma fiscalização.
Os manifestantes vivem em um conjunto de glebas estaduais sob a responsabilidade do Instituto de Terras do Pará (Iterpa). Nos últimos anos, a região, juntamente com outras quatro áreas estaduais vizinhas, vem sendo alvo de debates entre movimentos sociais e o governo sobre a definição formal de repasse de terras públicas.
O protesto tem como objetivo chamar a atenção para o caos fundiário e ambiental que se arrasta há anos na região. Os manifestantes pediram a presença das autoridades para impedir a exploração ilegal e desmatamento dentro da área.
Fonte: Jovem Pan
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes