Domingo, 26 de junho de 2011 - 17h05
FÁBIO GUIBU
Folha de São Paulo
Um grupo de madeireiros armados invadiu na noite de sábado (25) a reserva do PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança, em Anapu (PA), numa tentativa de levar madeira extraída ilegalmente e apreendida pela Polícia Federal.
A denúncia foi feita neste domingo pela CPT (Comissão Pastoral da Terra), que teme um conflito com os moradores da área, onde a missionária Dorothy Stang foi assassinada, em 12 de fevereiro de 2005.
"Eles [os madeireiros] chegaram em seis motos, uma camionete e um caminhão-caçamba", disse o padre José Amaro Lopes de Sousa, coordenador da CPT nas regiões de Anapu e Altamira.
Segundo o religioso, esse grupo é ligado aos madeireiros que foram flagrados no início do ano derrubando árvores dentro da reserva.
Eles foram retirados do local, e a madeira, apreendida pela Polícia Federal. "O pessoal prometeu voltar para buscar as árvores", disse o padre.
De acordo com o líder da CPT, o grupo entrou na reserva à noite pela entrada principal, onde estão sendo construídas guaritas, mas não saíram devido à reação dos moradores, que denunciaram a ação à Polícia Civil. "Não sei se eles continuam lá. Se estiverem, existe risco de confronto", declarou o padre.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Pará informou à tarde que desconhecia o caso e que não havia sido acionado até então.
O instituto reconheceu que há problemas na região com a extração ilegal de madeira e informou que, neste ano, 13 assentados do PDS Esperança associados a madeireiros foram multados por derrubar florestas dentro da reserva.
Foto ilustratriva
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro