Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Marinha Raupp propõe debate sobre novo modelo de desenvolvimento da Amazônia



Durante audiência pública realizada em Brasília, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) defendeu a construção de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia, aliando produtividade e preservação ambiental. Segundo a parlamentar, isso só será possível com o diálogo entre os setores produtivo e ambiental, e implementação de políticas públicas que consolidem esse modelo. A reunião, promovida pela Comissão da Amazônia e proposta pelo Deputado Eduardo Valverde discutiu o financiamento da pecuária na região.

Visando a construção desse diálogo, durante a reunião a parlamentar convidou o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Francisco Cabral, Chefe do Departamento de Políticas e Estudos Ambientais da Área de Meio Ambiente do BNDES e presidente da Organização Não Governamental Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi a irem a Rondônia discutir o tema como o setor produtivo do estado.

Marinha Raupp lembrou que os produtores da Amazônia tem se posicionado a favor da sustentabilidade na região, e que estão dispostos a produzir com responsabilidade ambiental. Ela citou como exemplo o Fórum de Desenvolvimento do Setor Produtivo de Rondônia, bem como as Associações Agropecuárias do estado. “Discutir a pecuária na Amazônia como um modelo de desenvolvimento econômico, social e ambiental é nossa obrigação”, afirmou.

A parlamentar destacou que a Câmara dos Deputados, bem como o seu partido, PMDB, tem promovido várias reuniões com os Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e Frente Parlamentar Ambientalista, em busca de políticas que proporcionem o desenvolvimento sustentável na Amazônia. “Precisamos conter o desmatamento ilegal, mas também utilizar as terras produtivas da região. As florestas precisam gerar riquezas para a nossa população, por isso, precisamos de um modelo que a mantenha em pé com lucratividade”.

O posicionamento da deputada Marinha Raupp foi elogiado pelo presidente da Organização Não Governamental Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi, que destacou a necessidade de uma discussão mais ampla, envolvendo os mais diversos setores, pois esse é um tema que envolve não apenas as questões ambientais, como sociais e econômicas da região, que tem a pecuária como importante fonte econômica.

A busca pelo desenvolvimento sustentável na Amazônia sempre foi defendido pela deputada Marinha Raupp, que sempre esteve comprometida pelo fortalecimento da pecuária na região. Em 2005, a parlamentar solicitou ao então ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Roberto Rodrigues, o debate e elaboração de projetos voltados ao agronegócio da Amazônia, o que resultou no Plano Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio na Amazônia Legal (PDSA). 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)