Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Moreira espera votação do Código Florestal até junho


 
Brasília, 16/mar/2011 – O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) afirmou, nesta quarta-feira, que mantém a expectativa de que o novo Código Florestal seja apreciado pelo Congresso Nacional antes de junho, apesar de ainda existirem divergências sobre alguns pontos do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A afirmação foi feita durante almoço de relançamento da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), realizado num dos restaurantes tradicionais de Brasília. O evento reuniu cerca de trezentas pessoas, a maioria deputados e senadores e representantes de entidades do setor produtivo nacional.

A urgência pela aprovação do novo código, segundo o deputado, é porque no mês de junho expira o decreto presidencial que suspende as punições para os proprietários rurais que desrespeitaram as leis ambientais. "Precisamos votar o código na Câmara e no Senado antes do dia 11 de junho. Se a proposta não for aprovada, todos os produtores estarão na ilegalidade", alertou.

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Moreira manifestou otimismo e disse que as “áreas” de embate no texto entre ambientalistas e agropecuaristas serão dirimidas na câmara de negociação, criada pela presidência da Casa para buscar o consenso sobre a matéria. “Diria que hoje existe 95% de convergência sobre a proposta. Mas a intenção é apararmos todas as arestas, para que o substitutivo seja aprovado de forma consensual”.


“Anistia”

Para o deputado rondoniense, a maioria das divergências ocorre mais por falta de clareza na redação do relatório do que de conceito. Ele cita como exemplo a polêmica em torno do artigo que trata da “anistia” aos agricultores que desmataram área de preservação. “É importante salientar que isso (anistia) não consta no substitutivo. O que existe é uma flexibilização dos prazos para que os produtores que infringiram a lei possam se adequar à legislação ambiental e cumprir com suas obrigações”, explicou Moreira.


Mobilização

A presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), anunciou que está percorrendo todo o país para mobilizar a classe produtora e as entidades em geral para uma grande mobilização em Brasília no dia 5 de abril. A expectativa, segundo ela, é colocar 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, e não apenas produtores rurais. “O Código Florestal não é assunto apenas de produtor rural, é de todos os brasileiros”.

A senadora disse, ainda, que já está adiantando o expediente de trabalho na Comissão de Meio Ambiente do Senado para facilitar a tramitação do projeto do Código Florestal.

Fonte: Nadja Rocha e Claudivan Santiago
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)