Terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 11h49
O MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura do estado de Rondônia esteve presente de 10 a 13 de agosto de 2009 em Lima, na missão brasileira que se deslocou ao Peru, para elaboração de projetos de cooperação técnica em fronteira. Os Projetos são fruto de acordo de cooperação entre o Brasil e Peru, assinado pelos presidentes Luís Inácio Lula da Silva (Brasil) e Alan García (Peru), em abril de 2009. Fizeram parte da primeira demanda, projetos nas áreas de piscicultura, segurança, saúde, meio ambiente, energia e agricultura.
O superintendente de Rondônia Jenner Tavares Bezerra de Menezes Juntamente com a EMBRAPA e técnicos de entidades Peruanas foram responsáveis pelo projeto de cooperação em piscicultura, onde foram previstas ações de capacitação treinamento em reprodução e produção de espécies amazônicas em projeto intitulado: “FORTALECIMENTO DE CAPACIDADES PARA O MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO AQUÍCOLA DA REGIÃO DE MADRE DE DIOS”, o projeto que soma valor de US$129.694,00.
Técnicos e aquicultores peruanos virão à Rondônia para capacitação, estágios e visitas às instalações aquícolas, unidades de beneficiamento, fábricas de ração no estado. A escolha do estado se deu pelo fato de Rondônia reunir as melhores infra-estruturas e o melhor sistema de produção de espécies nativas de toda Região Norte. No dia 13/08/2009 foram assinados os projetos de pelo Ministro Marco Farani (Diretor da Agência Brasileira de Cooperação - ABC) e Carlos Pando Sáncherz (Diretor Executivo da Agência Peruana de Cooperação Internacional – APCI).
A Superintendência da Pesca e Aquicultura em Rondônia vem também desenvolvendo ações que beneficiam o setor de pesca artesanal e aqüicultura atendendo as demandas formuladas, pelo setor pesqueiro e entidades de Piscicultores na estruturação de toda cadeia, através de diversos convênios e no repasse de recursos para entidades para aquisição de caminhões, frigoríficos, fábricas de gelo e equipamentos para beneficiamento do pescado em Geral.
Fonte: Ascom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro