Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 06h04
Goiânia - Equipes do Ibama em atuação na região de Confresa-MT em conjunto com o Exército e a Policia Militar Ambiental do Mato Grosso apreenderam no último domingo (10) cinco armas e encaminharam seis pessoas à Delegacia de Polícia Civil de Confresa. A operação foi para conter a extração seletiva de árvores, visando o abastecimento de madeira para o comércio local do município de Vila Rica, que vinha sendo monitorado desde o mês anterior.
Durante a operação foram abordadas algumas pessoas que transitavam em motos e que poderiam ser possíveis informantes na região. Nestas abordagens e em poucos minutos foram detidas seis pessoas por porte ilegal de armas e apreendidas cinco armas: quatro revólveres 38, uma pistola calibre 380 e várias munições.
Apenas nesta última semana de ações na região de Confresa-MT, dentro da Operação Guardiões do Araguaia, as equipes que ali estão aplicaram mais de R$ 600 mil em multas, referente a 13 autuações. Um total de quase 100 hectares foi embargado neste período, com apreensão de quatro redes, cinco motosserras, cinco espécimes da fauna silvestre provenientes de caça ilegal.
Além do quantitativo apreendido no domingo (10/07), nesta semana que passou, foram apreendidas 16 armas (sete longas e nove curtas) durante as ações de combate ao desmatamento. Seis pessoas foram encaminhadas à delegacia, para responderem por porte ou posse irregular de arma de fogo.
Estes resultados demonstram que a região de Confresa-MT ainda é uma área de conflito, devido ao grande número de áreas de posse irregular ou presença de grilagem de terras, o que tem ocasionado um aumento no desmatamento na região. A presença do Ibama no local não tem prazo para encerramento.
fonte: Mirza Nóbrega/Ibama/GO
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro