Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Nona friagem de 2009 derruba temperatura para 14°C em Vilhena (RO)



Forte massa de ar polar é a terceira no mês de setembro que atinge o sul da Amazônia provocando o fenômeno da friagem.

Daniel Panobianco – Uma forte massa de ar frio, com características continentais, atingiu pela terceira vez este mês, o sul da Amazônia causando mais um evento de friagem entre o oeste de Mato Grosso e centro-sul de Rondônia. Ao todo, 2009 já acumula 9 (nove) friagens, segundo dados técnicos observados pelo CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O ar polar entrou ontem (29) a partir do sul rondoniense gerando sensação de muito frio. A estação automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), reportou, às 20 horas (local), apenas 15,8°C de temperatura em Vilhena. Com ventos soprando constantemente de sudoeste, em torno de 5,2 m/s, o que equivale a 18,7 km/h, a sensação térmica no horário foi de apenas 11°C.

A temperatura máxima também foi muito baixa ontem em Vilhena, com apenas 22,4°C, sendo registrada à uma hora da madrugada. No decorrer do período, os valores foram baixando gradualmente.

Às 7 horas (local) desta quarta-feira (30), a mínima observada na mesma estação foi de apenas 14°C.

Em Cacoal, também esfriou um pouco. Outra estação do INMET registrou, às 7 horas (local) 16,8°C. Já em Ariquemes, a mínima foi de 19,2°C, às 7 horas e em Porto Velho, a mesma não caiu mais que 20,9°C, às 7 horas; Ambas, também registradas em estações automáticas do INMET.

O recorde de frio de 2009, por enquanto, é de 8,9°C registrado em Vilhena, no dia 25 de julho. Em Ariquemes, a menor mínima pertence ao dia 25 de julho, com 14,7°C. Já em Cacoal, no mesmo dia, a mínima, que detém ser a menor do ano é de 12,9°C. Na capital, a menor temperatura de 2009 é de 16,7°C, também registrada no dia 25 de julho. 

No ano passado foram ao todo, 8 (oito) friagens registradas em Rondônia, sendo duas no mês de setembro; A primeira entre os dias 6 e 7 e a segunda entre os dias 20 e 22. Na ocasião, Vilhena registrou mínima de 13°C no dia 7 e de 16,7°C no dia 21, onde a máxima foi de apenas 19,6°C, sendo a mais baixa do ano.

Os institutos locais, que por três vezes divulgaram na imprensa estadual, ainda em agosto, sobre a não possibilidade mais de friagem em Rondônia, hoje mostram, o quanto a climatologia e toda a metodologia de se prever o tempo é falha, obscura e, de certa forma, uma incógnita.

A previsão é do retorno das chuvas entre amanhã e o sábado ao Estado. As temperaturas voltam a subir gradualmente.

Dados: INMET – CPTEC/INPE
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)