Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

OAB debate mudanças climáticas e sequestro de carbono


 
A convite da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), produtores, entidades, sindicatos rurais e advogados farão um amplo debate sobre o novo Código Florestal Brasileiro, nesta sexta-feira e sábado (15 e 16), durante o II Seminário Amazônico sobre Sequestro Florestal de Carbono e Mudanças Climáticas, que nesse ano terá como tema: “Oportunidades e desafios em uma economia de baixo carbono”.

O presidente da Seccional, Hélio Vieira, está convocando todos os profissionais do direito para o evento. O objetivo, segundo ele, é envolver o máximo de advogados nas discussões sobre a reforma do Código Florestal. “É uma matéria de extrema importância, porque envolve a realidade de quem vive na região amazônica e é um tema que deve ser abordado amplamente porque atinge interesses mundiais. É importante que os advogados estejam antenados com o assunto”, explica.

O evento debaterá sobre os impactos da reforma do Código Florestal e será realizado no auditório da Faculdade São Lucas, numa parceria da OAB-RO com a Agência ECOeventos. O seminário conta ainda com apoio dos Ministérios de Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Minas e Energia, Governo do Estado de Rondônia/SEAGRI, SEMA, FIERO, CREA-RO, CEPLAC-RO, entre outras instituições.

O novo Código Florestal Brasileiro tramita no Congresso Nacional e tem mobilizado a sociedade em todo Brasil. Segundo Hélio Vieira, a proposta pode extinguir as Reservas Legais. Ela permite ainda que pequenas propriedades (de até quatro módulos) não tenham RL e inclui as APP's no cálculo da área obrigatória das RL's, “o que antes era separado”.

Pesquisadores e Especialistas de vários estados estarão em Porto Velho para debaterem o assunto, dentre outros temas. Entre as instituições confirmadas estão, representantes da SEDRS/MMA, SDC/MAPA, LBA/INPA/MCT, IPAM-PA, GBC Brasil, FAS-AM, UFPR, Carbon Market Consulting, Povo Paiter Suruí, deputado Rebeca Garcia (AM), entre outros.

Hélio Vieira lembra a importância de aos advogados acompanharem os debates sobre mudanças climáticas, porque elas estabelecerão um novo modo de vida, trazendo consigo inevitavelmente novas condutas, novas legislações e, consequentemente novas oportunidades para o mercado de trabalho no ramo do Direito.

Para os advogados Samuel dos Santos Junior e Irlan Rogério, membros da Comissão de Meio Ambiente, o evento é importante para a sociedade para coloca-a na perspectiva do que será legal e do que será ilegal com a nova legislação a ser votada pelo Congresso Nacional. “A proposta da Comissão do Meio Ambiente da OAB Rondônia é a de que o homem amazônida seja o centro de todos os debates”, reitera Irlan Rogério.

Fonte: Ascom OAB
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)