Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

ORGÂNICOS: Curitiba tem primeiro mercado público especializado do país




O primeiro mercado público de produtos orgânicos do país foi inaugurado no início deste ano na capital paranaense. A partir daí, começou uma nova fase na comercialização de produtos agrícolas e agroindustriais diversificados, onde certificação é a palavra-chave, diz o diretor-geral da Secretaria Estadual de Abastecimento, Luiz Gusi.

Todo o circuito de comércio dentro desse mercado tem certificação orgânica: uma para os produtos e outra para as lojas. “O nosso controle reforça e garante a procedência de produtos industrializados e naturais, além de certificar o espaço onde eles são comercializados.” A Rede Ecovida de Agroecologia, que atua nos três estados da Região Sul, é uma das principais certificadoras.

As secretarias da Agricultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pretendem implantar mais sete unidades de apoio à certificação no estado, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e com o apoio de instituições estaduais de ensino superior.

No projeto, consta a capacitação de técnicos e estudantes para atuar como consultores e auditores, fazer acompanhamento, análise e avaliação de estudos de caso de unidades familiares de produção orgânica. Orçado em R$ 2,5 milhões, o projeto prevê, ainda, a criação da Rede Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos.

Gusi lembra que, antes da inauguração do mercado, eram comercializadas basicamente hortaliças e frutas, mas o consumidor tinha que esperar os dias de feira para fazer as compras. Com o mercado, passou a existir um espaço permanente.

“Ali, foi estruturada uma cadeia de valor. Quem produz e comercializa agora tem certeza de que vai vender seus produtos e o consumidor tem a variedade do serviço orgânico no mesmo espaço. Ele pode fazer um lanche, tomar café orgânico, almoçar num restaurante orgânico, comprar produtos lácteos, embutidos, geleias, conservas e carnes orgânicas e até mesmo cosméticos. Existe uma cadeia de serviços, todos certificados.”

De acordo com Gusi, o mercado oferece mais de mil tipos de produtos sem agrotóxicos e aditivos químicos. “E há ainda condições para ampliar a variedade com certificação de origem.” Segundo ele, o mercado vende tanto o produto como o conceito de orgânicos. Por isso, ali o consumidor aprende a diferenciar o produto orgânico dos demais.

Situado no centro de Curitiba, ao lado do Mercado Municipal, o Mercado de Orgânicos está instalado num espaço de 3,7 mil metros quadrados, por onde circulam mais de 50 mil pessoas por semana. Existe ainda um espaço reservado para cursos e uma cozinha, especialmente montada para as aulas de culinária.

O mercado foi construído com recursos da prefeitura de Curitiba e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O custo total foi de R$ 2,51 milhões.

Edição: Lana Cristina e Nádia Franco

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)