Domingo, 30 de maio de 2010 - 11h52
A nova onda de frio, prevista há mais de duas semanas pelos modelos numéricos e dispersada com cautela pelos institutos de meteorologia superou qualquer prognóstico já neste domingo (30/05) em parte da Argentina e do Chile. Nos dois países, a previsão para hoje era de mínima de -2°C ao norte, mas dados de METAR em La Quiaca, que fica na divisa com a Bolívia, indicaram, às 7 horas (horário local), temperatura mínima de -9°C e temperatura do ponto de orvalho de -19°C.
A frente fria avança muito rápido pelo interior do continente espalhando muita nebulosidade já até a metade sul da Bolívia, ou seja, o sistema frontal nem entrou direito no Rio Grande do Sul e até o final da tarde de hoje já estará atuando no oeste de Mato Grosso e sul de Rondônia.
Chama a atenção a previsão de mínimas muito baixas nesta terça-feira (01/06) no Sul do Brasil, com valores negativos nas áreas mais elevadas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Há risco de geada na Região Metropolitana de Curitiba. Deve gear também em parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo (Vale do Paranapanema).
No mesmo dia, a temperatura máxima, não deverá passar dos 15°C no interior paulista e em Mato Grosso do Sul; Será um dia congelante em muitos municípios.
A friagem, a quarta do ano, atinge Rondônia, Acre, sul do Amazonas e as demais áreas de Mato Grosso também causando queda acentuada das temperaturas, pelo menos até quarta-feira (02/06).
Para quem gosta de frio, uma boa notícia... Para quem não aguenta mais as baixas temperaturas, se prepare! Em menos de uma semana, mais duas ondas de frio irão derrubar mais uma vez as temperaturas no centro-sul brasileiro. A Copa do Mundo de 2010 para muito gaúcho, catarinense, paranaense, paulista e sul-mato-grossense começará a ser assistida debaixo de um grosso cobertor!
Acompanhe pelo nosso Twitter todos os dados de METAR dos aeroportos na América do Sul clicando (aqui); E não deixe de conferir as previsões dos modelos, fóruns de debate e registro de temperaturas nas cidades em nossa comunidade no Orkut, "Ondas de Frio" clicando (aqui).
Fonte: De olho no tempo
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro