Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Período de chuvas já começou no Amazonas e rio Negro começa a encher



Felipe Carvalho - Diário do AM

Desde a manhã desta segunda-feira, dia 20 de setembro, chove forte em pontos isolados no Amazonas. A declaração é da chefe do 11o Distrito do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet), Lúcia Gularte.

Para a especialista do clima, o índice pluviométrico no Amazonas está crescendo desde a semana anterior, o que marca o início da 'estação das chuvas', cuja previsão de início era somente em outubro.

Acima da média

De acordo com Gularte, as regiões oeste, centro e norte do Amazonas estão recebendo chuvas acima do esperado para setembro.

Gularte adianta que a chuva ficará ainda mais intensa durante os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, quando é previsto que o nível pluvial médio seja ultrapassado.

Nos últimos três meses do ano, o índice pluviométrico no estado gira em torno 125,7mm, 183,0mm e 216,9mm, respectivamente.

Fim da vazante

"Uma notícia boa é que, com as chuvas, o nível do rio já está subindo. Dentro de pouco tempo, os municípios isolados pela vazante nos rios voltarão à normalidade", destaca Lúcia Gularte.

O nível dos rios está subindo, principalmente no rio Negro, garante a especialista. De acordo com ela, o rio Negro está voltando a normalidade devido a grande quantidade de chuvas na nascente, localizada na Colômbia.

Entretanto, Lúcia alerta que o rio Solimões não apresenta a mesma recuperação que o rio Negro, pois a nascente do rio, no Peru, está recebendo poucas chuvas.

A cheia dos rios deve apresentar o ápice no mês de junho.

Fonte: Amazonas Notícias com informações do Diário da Amazonas

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)