Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Peritos da Amazônia são capacitados para produzir laudos ambientais



O assessor especial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), José Maurício de Brito Padrone, fez a abertura do primeiro "Curso teórico-prático de qualificação em perícia ambiental forense", que começou ontem segunda-feira (21/9) e vai até 27 de setembro na Escola Superior da Amazônia (Esamaz), em Belém (PA). O curso é uma proposta do MMA e está sendo realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar os peritos criminais estaduais e fornecer subsídios para que tenham condições de compreender os exames e elaborar laudos periciais consistentes, capazes de embasar os processos de crimes ambientais. "Com essa capacitação, esperamos elevar o rigor técnico dos laudos periciais e combater a impunidade dos criminosos ambientais", ressaltou Padrone.

Neste primeiro curso, 36 peritos - quatro de cada um dos nove estados que integram a Amazônia Legal - estão sendo capacitados durante esta semana para se apropriar de temas como legislação específica, metodologias de perícias relacionadas ao meio ambiente, possibilidades e limitações da área. As disciplinas ministradas serão Direito e legislação específica; Avaliação de impactos ambientais na Amazônia e estudos de caso; Análise de risco e impacto ambiental; Parcelamento de solo e noções de geoprocessamento aplicado; Avaliação econômica de recursos e danos ambientais; Perícia ambiental forense - apresentação de casos no Distrito Federal; e mesa-redonda com alunos sobre a Uniformização e padronização em perícia ambiental na Amazônia.

O próximo curso será para os estados da região Nordeste. A previsão é que comece dia 4 de outubro e seja realizado na Paraíba. Em seguida, serão capacitados os peritos das regiões Centro-Oeste e Sul.

Ainda participaram da abertura do curso, o secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado do Pará, José Ferreira Sales, e o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Amilcar Baptista Tocantins Júnior.

Fonte: Melissa Silva /MMA

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)