Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeito de Porto Velho reúne piscicultores para apoiar atividade


 
Fabrícius Bariani 

O prefeito Roberto Sobrinho se reuniu com vários piscicultores do município de Porto Velho para conhecer detalhes sobre as necessidades do setor da pesca na capital. A reunião aconteceu no final de semana, no Teatro Banzeiros, com pequenos, médios e grandes piscicultores e também os interessados em iniciar na atividade. Acompanharam o prefeito os secretários municipais, Agnaldo Ferreira, Meio Ambiente (Sema), Sérgio Pacífico, Planejamento (Sempla) e a secretária municipal de agricultura (Semagric), Josélia Saraiva. Também estavam presentes, os presidentes de associações de moradores de diversas linhas da área rural, pescadores profissionais, acadêmicos, técnicos do Sebrae e da Emater e agricultores. 

No momento, a principal reivindicação dos produtores é acertar com os consórcios construtores das usinas do Madeira a compra dos peixes produzidos em Porto Velho. “Eu pessoalmente vou buscar intermediar com os consórcios para saber exatamente qual o tipo de peixe que eles consomem, qual a quantidade e a partir daí vou tomar as providências junto com às secretarias ligadas à esta questão para junto com os piscicultores, associações e cooperativas avançarmos neste entendimento e garantir que o nosso pescado seja servido para os trabalhadores das usinas”, garantiu o prefeito, marcando para breve um novo encontro com os piscicultores.

Mercado

A reunião trouxe muitas informações sobre as principais dificuldades do setor, mas a mais questionada foi o mercado. Para os profissionais do ramo é necessário apoio para os insumos, diminuição e até isenção de algumas taxas pagas aos governos federal, estadual e municipal, a redução da burocracia, mais facilidade para o financiamento e a construção de um frigorífico. O Prefeito Roberto Sobrinho assumiu o compromisso de fazer um levantamento detalhado, através das secretarias municipais de agricultura e de meio-ambiente, fazenda, planejamento e administração, para conhecer as possibilidades legais de favorecer o setor e também o potencial do município como consumidor e como fornecedor de peixe para outros estados como o Amazonas e até para a Europa. 

Tanto para o prefeito como para os representantes do setor a reunião foi produtiva e deixou a certeza que Porto Velho tem condições de também ser um forte produtor de peixes em quantidade e qualidade.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)