Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura da capital fortalece produção agrícola



 
Com o objetivo de fortalecer e ampliar o setor produtivo, a prefeitura de Porto Velho fará um levantamento das regiões de maior potencial agrícola, pecuária e extrativista, dentre outras atividades. O levantamento também vai permitir a identificação de políticas públicas a serem implantadas, com vistas a garantir melhor assistência ao homem do campo e também aos ribeirinhos.

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Indústria e Comércio, José Wildes de Brito, o trabalho terá início ainda em janeiro. “Essa é uma iniciativa inédita, que vai beneficiar diretamente os produtores e indiretamente a comunidade em geral, consumidora dessa produção agrícola. O mais importante para nós é que iremos levantar todas as informações necessárias sobre o que o poder público poderá fazer em prol do setor produtivo, atendendo com maior precisão às suas necessidades”, comentou.

A idéia inicial, conforme o secretário é promover ampla discussão com representantes dos diversos ramos da produção, tanto os que atuam ao longo das rodovias 364 e 319 quanto os moradores das regiões ribeirinhas. “Vamos identificar e mapear todas as políticas a serem aplicadas. Quanto as que não estiverem ao alcance do município, iremos buscar parcerias com órgãos estaduais e até federais, a exemplo do Incra e Seagri”, afirmou.

Associações

Um dos pontos a ser trabalhado pela prefeitura, através da Semagric, é o fortalecimento das Associações e Cooperativas de produtores. O município pretende colocar técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos à disposição das entidades e dotá-las de maior estrutura. “Vamos promover mais cursos de capacitação e disponibilizar técnicos para ajudá-los na elaboração de projetos”, acrescentou José Wildes.

Outro fator importante, de acordo com o secretário é a ampliação do atendimento por meio dos equipamentos agrícolas, a exemplo do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que garante serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário. “Queremos maior produção, produtos de melhor qualidade e agregar valor a esses produtos”, disse.

Fonte: Augusto José
 



 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)