Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velhoplanta árvores na Avenida Tiradentes



 Em continuidade ao programa Cidade Mais Verde, a prefeitura de Porto Velho realizou o plantio de 200 mudas de Ipês na área do comando geral da Polícia Militar de Rondônia, na Avenida Tiradentes, bairro Embratel. O trabalho foi solicitado através do disk plante uma árvore, pelo telefone 0800 647 5445, criado exclusivamente para atender as pessoas que querem ajudar na arborização da cidade.

De acordo com o secretário adjunto de meio ambiente, Telêmaco Lins, o plantio também faz parte do projeto que prevê o plantio de 20 mil novas mudas até o final deste ano. Ele informa que além de atender as solicitações da população em geral, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) segue seu plano de arborização da capital, plantando mudas nas principais avenidas. O trabalho é coordenado pela equipe de educação ambiental.

 

Solicitações

Ao todo, cerca de quatro mil solicitações de moradores, proprietários de empresas e órgãos públicos foram atendidos pela prefeitura, que em média recebe 15 pedidos ao dia. Depois de registrar as solicitações, a Sema envia uma equipe ao local para estudos técnicos de viabilidade, prestando orientações, para verificar qual a espécie será mais adequada para o terreno. A pessoa que fez o pedido assume o compromisso de cuidar das plantas, seguindo sempre as orientações da Sema.
 

Espécies

Dentre as espécies de plantas utilizadas para atender a comunidade, a Sema fornece Seringueiras, Jatobá, Ipê e Nim Indiano. As mesmas espécies também são utilizadas na arborização das vias públicas. “Esperamos fechar este ano com o plantio de 50 mil mudas, contando com as cinco mil plantadas em cinco minutos em 2009”, comemora o secretário.
 

Avenidas

Conforme Telêmaco Lins, a prefeitura trabalha com várias equipes. Elas estão atuando nas Avenidas Calama, Rio de Janeiro, Costa e Silva, Jorge Teixeira, Buenos Aires e Sete de Setembro, dentre outras. Pinheiro Machado e Rio Madeira são as próximas a serem contempladas. Os trabalhos estão sendo acelerados nesse período de chuvas da região, época mais propícia para que não morram.

O secretário ainda informa que mudas já foram plantadas em dez condomínios na capital. Os distritos de Jacy-Paraná e União Bandeirantes, também foram atendidos. São Carlos, no baixo Madeira, será o próximo distrito da capital a fazer parte do programa de arborização. “Nosso projeto contempla a capital e os distritos”, disse.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)