Quarta-feira, 29 de abril de 2009 - 22h31
Mais de 80 presidentes e líderes de associações, cooperativas e sindicatos que representam dois mil produtores rurais da Capital participaram nesta quarta-feira (29/4) da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A parceria possibilita a realização de 15 treinamentos, cada um com turmas de 25 pessoas, sobre Empreendedorismo Rural. Assinaram o documento, o prefeito Roberto Sobrinho, a secretária municipal de Agricultura, Josélia Saraiva, e o gestor do Senar, Aroldo Vasconcelos.
Na ocasião, Josélia Saraiva fez uma explanação sobre o planejamento da Semagric para o ano de 2009 e os agricultores participaram de palestras sobre a importância do associativismo e constituição de cooperativas de crédito rural. Além de ouvir, eles também tiveram a oportunidade de falar sobre suas dificuldades e potencialidades e de opinar sobre as ações que a Semagric vai realizar durante este ano. O evento que contou com apoio do Sebrae teve a participação do deputado Ribamar Araújo, os vereadores Zequinha Araújo e Bengala e o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves.
Para o prefeito Roberto Sobrinho, os treinamentos vão preparar os agricultores para agregar valores à produção, melhorando a renda e a qualidade de vida. Ele lembrou que Porto Velho está passando por rápidas transformações e o homem do campo precisa estar preparado para este momento, por meio da educação e da qualificação O prefeito também mencionou um encontro que manteve nesta semana com o empresário Norberto Odebrecht, da empresa homônima, quando teve oportunidade de reivindicar uma maior participação dos agricultores locais quanto ao fornecimento de produtos para o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Roberto ainda anunciou que a prefeitura vai adquirir equipamentos para a manutenção de ruas e estradas em um montante de R$ 8 milhões, sendo que destes o equivalente a R$ 3 milhões será destinado para a zona rural.
Os treinamentos sobre empreeendedorismo rural serão ministrados para pequenos e médios agricultores de Porto Velho, a partir de maio, em comunidades de todos os quadrantes do município. Este trabalho faz parte da política de atuação da Semagric, que leva a Prefeitura ao encontro dos agricultores, enfatizou a secretária Josélia Saraiva. Os treinamentos serão ministrados por sete técnicos do Senar, mas a Semagric vai proporcionar todo o apoio logístico necessário. Cada treinamento terá a duração de uma semana.
Durante os treinamentos, os agricultores vão estudar as melhores formas para ampliar a produção e também sobre comercialização, gerenciamento e planejamento, além de formas de organização em cooperativas, associação e sindicatos. Os agricultores também terão oportunidade para externar as principais dificuldades e potencialidades do setor, para que a Semagric e o Senar possam definir outros treinamentos, que atendam às necessidades locais, explicou Josélia Nogueira. Hoje em dia, o homem do campo tem que encarar o lote como uma empresa lucrativa e para isto, ele precisa de treinamentos como este que estamos oferecendo em Porto Velho, ressaltou a secretária.
Fonte: Ascom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro