Segunda-feira, 6 de junho de 2011 - 21h17
A Prefeitura de Porto Velho promove no período de 05 a 12 de junho a “Semana do Meio Ambiente”. Na abertura, no domingo, 05, na Praça do complexo turístico Madeira-Mamoré, foi lançado o evento “8 Dias de Ativismo Verde” que ocorrerá dentro da programação do evento principal, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
Semayra Moretti, assessora técnica da Sema, explicou que durante esses oito dias estarão sendo desenvolvidas várias atividades voltadas à conscientização da população da capital para a necessidade da preservação do meio ambiente. “São várias ações que buscam focar públicos diferentes para se conseguir uma abrangência maior, que é levar essa conscientização a toda população”, explicou.
Na abertura houve a apresentação da banda de música da Base Aérea, lançamento da Campanha de Educação Ambiental nas Praças, atividades recreativas, momento cultural com o Cine Curta Amazônia – Mostra de Vídeos, Ciranda da Musical, Ciranda de Arte e Varal, Ciranda da Leitura e doação de mudas. Nesta segunda-feira, pala manhãs, foi lançada a Campanha Contra Queimadas Urbanas com duas palestras no auditório do Ministério Público estadual. “A Problemática das Queimadas Urbanas em Porto Velho”, foi ministrada pela promotora de justiça Aidee Torquato, enquanto o tenente-coronel, Genivaldo, do Corpo de Bombeiros, abordou o tema “Atuação no Combate aos Incêndios Florestais em Rondônia”. À noite, a partir das 19h, no campus II, da Uniron, o professor-doutor, Artur de Souza Moret, do Grupo de Pesquisa em Energia Sustentável da Unir ministrará a palestra “A Sustentabilidade Possível para a Amazônia”. O evento é voltado a estudantes do ensino superior, profissionais da área ambiental e comunidade em geral.
Na terça feira, 07, será realizado o Minicurso de Implantação e Manutenção de Arborização Urbana com o engenheiro agrônomo José Ricardo Martins, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). O evento será na Faculdade São Lucas é direcionado aos profissionais no plantio e cultivo de mudas e será nos dois períodos. Na quarta feira, 08, serão realizados dois eventos. No Parque Natural de Porto Velho, pela manhã e à tarde, haverá um minicurso sobre poda com o engenheiro florestal Sidney Brasil, presidente do Comitê do Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores e secretário da Regional Norte da SBAU. Pela parte da tarde haverá ainda o curso de capacitação “Cidadania como Ferramenta na Defesa do Meio Ambiente”, que acontecerá na Base Aérea, a partir das 15h.
Na quinta feira, 09, os moradores dos bairros Jardim Santana, Ulysses Guimarães, Rio Candeias e Alphaville participam da oficina “Coleta Seletiva em Porto Velho”, Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e Ecoporto. À noite, no campus da Unir, haverá o seminário “Considerações sobre o Novo Código Florestal” e no anfiteatro II, da Faculdade São Lucas, a palestra “A Sustentabilidade Possível para a Amazônia”.
Na sexta feira, 10, serão quatro os eventos. Das 08h às 11h, no bairro Nacional, será realizado o “Dia sem Fogo”, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Porto Velho e a Base Aérea, com abordagem aos moradores da zona norte, para a preservação das queimadas urbanas. No mesmo horário, no Setor Chacareiro, o Ibama realiza a palestra “Alternativa ao Fogo”.
À tarde, no assentamento Joana D’Arc, a palestra ministrada pelo Ibama será “Prevenção de Crimes Ambientais”. A programação do dia encerra com a palestra “Considerações sobre o Novo Código Florestal”, ministrada pelo procurador de Justiça do Ministério Público estadual, Ivo Benitez. No sábado, 11, e no domingo, 12, a programação será desenvolvida no Parque Natural de Porto Velho com atividades recreativas e de aventura (tirolesa, escalda trilhas, visitas guiadas ao viveiro de mudas e educação ambiental). No local será realizado o encerramento da Semana do Meio Ambiente e 8 Dias de Ativismo com shows musicais e outras atividades.
Fonte: Joel Elias
Foto: Sema
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro