Quarta-feira, 22 de abril de 2009 - 07h18
Cezar Britto assegura que apenas a reforma agrária pode evitar novos problemas na região
Cezar Britto, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, falou sobre o conflito entre sem-terra e seguranças da Fazenda Espírito Santo, localizada em Xinguara, no Pará e que pertence ao grupo Opportunity, Daniel Dantas. Ele revelou que o caso já está se tornando comum no país, algo que ocorre porque o Brasil não conseguiu, nas últimas décadas, resolver seus conflitos, que sempre foram adiados, o que inclui a reforma agrária, permitindo a concentração de grandes áreas de terra enquanto diversos agricultores não tinham nada, muito em conta da omissão do Estado, tanto do Poder Executivo como do Judiciário.
Com o passar dos anos, continuou Britto, a solução armada foi a adotada, com os proprietários das fazendas armando seus seguranças, o que gerou verdadeiras polícia privadas.
Para ele, a OAB, através da unidade paraense, já está agindo, mas apenas quando a reforma agrária se transformar em prioridade, os conflitos na região serão evitados, uma vez que todos, então, teriam direito a um lote de terras, tanto quem desenvolve o agronegócio como quem busca a subsistência.
Fonte: rádio Jovem Pan
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.
FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono
Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac
Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono
O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de
Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia
O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est