Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

REGULARIZAÇÃO DE TERRAS NA AMAZÔNIA SERÁ DISCUTIDA NA TERÇA-FEIRA (27)


 
Ministros discutem regularização de terras na Amazônia Carlos Minc, do Meio Ambiente, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, e Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, estão entre os convidados para a audiência pública, agendada para terça-feira (28), que discutirá regras visando à regularização fundiária de terras da União localizadas na Amazônia Legal. O debate, promovido pelas comissões do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Agricultura e Reforma Agrária (CRA), tem por objetivo esclarecer os senadores sobre a Medida Provisória (MP) 458/09, que trata do tema e será votada pelo Senado após deliberação pela Câmara dos Deputados.

Com a MP, o governo pretende formalizar a ocupação de cerca de 67 milhões de hectares de terras públicas na Amazônia, permitindo a entrega de títulos a seus ocupantes. De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 300 mil famílias poderão ser beneficiadas com o processo.

A medida determina a regularização de áreas com até 15 módulos fiscais, o que equivale a 1.500 hectares. Terão prioridade ocupações com até quatro módulos fiscais, área referente à maioria das unidades familiares de produção. A regularização será gratuita até um módulo fiscal, tendo ainda pagamento com valor diferenciado as ocupações entre um e quatro módulos fiscais.

A audiência pública nas duas comissões, proposta pelo senador João Pedro (PT AM), busca, entre outros aspectos, esclarecer dúvidas sobre possíveis consequências da implantação da MP. A medida tem sido criticada por movimentos sociais e ambientalistas, que apontam o risco de favorecimento a ocupantes ilegais e grileiros de terras. Também tem sido questionada a transferência de controle das ações de regularização de terras, que passaria do Incra para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em caráter extraordinário.

Durante a discussão do requerimento de audiência pública na CMA, João Pedro disse que será uma oportunidade para debater os vários lados da questão, aplainando divergências manifestadas por vários senadores e abrindo caminho para a rápida aprovação da MP no Senado, quando terminar sua tramitação na Câmara.

Por sugestão da senadora Marina Silva (PT-AC), a audiência contará, também, com um representante do Instituto do Meio Ambiente e do Homem da Amazônia (Imazon), órgão que ela considera como o mais indicado para falar sobre as várias faces do desenvolvimento sustentado na região. Completa a lista de convidados representante do Greenpeace e das confederações da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Fonte: Laura Fonseca / Agência Senado

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)