Segunda-feira, 5 de setembro de 2011 - 06h04
Informações coletadas pela Defesa Civil acriana e pela Agência Nacional de Águas (ANA) indicam que o nível do rio Acre fechou o mês de agosto em mais de um metro abaixo de sua cota de alerta, que inicia em 2,69 metros. Com apenas 1,57 metro na leitura do último dia de agosto (31) na capital Rio Branco, o rio Acre apresenta nível extremamente crítico, que se aproxima do menor índice já registrado historicamente: 1,32 metro.
Segundo Ana Cristina Strava, coordenadora de operações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho, o nível atual está ainda mais baixo do que foi registrado no mesmo período de 2005, quando houve uma seca histórica no estado. “Em 2005, a vazante do rio Acre teve a mínima de 1,64 metros, o que preocupa, porque já estamos em 1,57 metro e setembro é um mês ainda mais seco”, revela.
Como os menores níveis do rio são registrados em setembro e a meteorologia aponta chuvas abaixo da média para o próximo trimestre (setembro, outubro e novembro) no Acre, a situação é ainda mais alarmante. “A região do mar do Caribe está aquecida, o que provoca uma circulação de ar que inibe as chuvas, trazendo uma massa de ar quente e seco mais forte sobre nossa região”, explica o meteorologista Luiz Alves, do Sipam. A falta de chuvas também deixará as temperaturas acima da média.
Embora ocorram pancadas de chuva no período, somente na segunda quinzena de outubro voltará a chover com regularidade, possibilitando que o nível do rio Acre volte a subir.
Fonte: Jornal 24 horas com informações do Sipam
O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à
Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de
No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã