Domingo, 24 de outubro de 2010 - 12h32
Relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) aponta que o rio Negro deve ultrapassar ainda neste fim de semana o nível histórico registrado em 1963. O órgão registra vazante média de 20 centímetros por dia. Caso esta marca não diminua, até este domingo (24), o rio Negro deve ficar abaixo do recorde anterior, quando o nível das águas chegou a 13,64 centímetros. O nível do rio Negro neste sábado (23) está em 13, 69 centímetros.
Faltam 5 centímetros para que o rio Negro chegue a seca histórica. Segundo o gerente de hidrologia da CPRM, Daniel Oliveira, apenas nesta sexta-feira (22), o rio Negro baixou 13 centímetros. Na última semana, a vazante desceu em 1,13 m o nível das águas. Para atingir a marca de 1963, faltariam apenas 16 cm. Daniel lembrou que a vazante da década de 60 chegou ao pico no dia 30 de outubro.
A CPRM explicou que a descida das águas no rio Negro é influenciada pelo rio Solimões, que já registrou vazante recorde. Em alguns pontos do Estado, como no município de Tabatinga, o nível voltou a subir, mas o processo de seca ainda tende a aumentar nas estações de Careiro, Itapeua e Parintins. Neste último município, relatório do órgão aponta baixa recorde do Rio Amazonas, com 10 centímetros abaixo do menor já visto anteriormente, em 1997.
A forte seca deste ano acontece devido ao registro de pouca precipitação durante o período conhecido como verão amazônico. Segundo o chefe da sessão de previsão de tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Manaus, Veríssimo Farias, a área de Manaus, onde se considera rio Negro, deve ter chuva apenas em áreas isoladas de sábado até segunda-feira (25). No Solimões, que influenciaria no nível das águas próximas a capital, a previsão também é de chuva em pontos isolados. Veríssimo explicou que nessas áreas, maiores precipitações devem ser registradas a partir do próximo mês, novembro.
(Fonte: De olho no tempo, com informações Portal Amazônia)
FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono
Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac
Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono
O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de
Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia
O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est
A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm