Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 - 06h44
Principal produtor de leite da Região Norte, Rondônia se destaca no cenário nacional com a maior produção de leite por habitante (per capita), ao lado do Estado de Goiás. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e referem-se ao ano de 2008. Com uma produção anual superior a 720 milhões de litros, Rondônia teria condições de ofertar a cada habitante aproximadamente 480 litros de leite por ano ou 1,3 litros da bebida diariamente.
Os números da produção per capita de Rondônia e Goiás são bem superiores à média nacional, que é de 141 litros de leite por habitante/ano. Goiás é atualmente o terceiro maior produtor de leite do país, com 287 milhões de litros produzidos a cada ano, e Rondônia ocupa a oitava colocação no ranking nacional, ao lado de Pernambuco, de acordo com o IBGE.
“Se levarmos em conta que a pecuária leiteira em Rondônia teve início há pouco mais de 30 anos, os números atuais por si só mostram a importância dessa atividade para o Estado e para o país”, mostra Victor Ferreira de Souza, pesquisador da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. “E a tendência é que a participação do Estado no cenário nacional aumente”, completa o pesquisador.
No mesmo sentido vão as avaliações de especialistas como Vicente Nogueira, presidente da Federação Panamericana de Lecheria (Fepale) e Rosângela Zoccal, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, que participaram do II Rondônia Leite, evento realizado na cidade de Ji-Paraná, região central de Rondônia, em novembro do ano passado. Para eles, a pecuária leiteira continuará em ritmo de crescimento. “Rondônia tem um grande potencial de exportador de leite para os outros Estados brasileiros” acredita a pesquisadora Rosângela Zoccal. “Porém, o produto deve ser de boa qualidade”, ressalta.
A preocupação com a qualidade do leite foi tema de campanha realizada no segundo semestre do ano passado em uma parceria da Embrapa Rondônia com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae-RO) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri).
Foram criadas peças publicitárias veiculadas nos principais veículos de comunicação do Estado e realizados cursos em todas as regiões produtoras de leite. “Abordamos aspectos como higiene na ordenha, normas de acondicionamento do leite e sanidade animal”, afirma o médico veterinário Marivaldo Figueiró, um dos coordenadores da campanha. “São medidas simples, como a limpeza dos tetos das vacas, que contribuem significativamente para a qualidade da bebida que chega ao consumidor. É preciso difundir essas tecnologias para que a atividade leiteira cresça de maneira sólida no Estado”, completa Marivaldo.
Fonte: Embrapa / Daniel Medeiros
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro