Sábado, 17 de dezembro de 2011 - 11h28
A população de Jacy-Paraná, distrito localizado a cerca de 90 quilômetros de Porto Velho, tem muito a comemorar. Na tarde de hoje, sexta-feira, dia 16, a Santo Antônio Energia entregou três importantes obras que contribuirão para o lazer da comunidade: o parque municipal, a praia artificial e a urbanização da rua Generoso Ponce, totalizando um investimento de mais de R$3,8 milhões.
As obras, realizadas em cinco meses, fazem parte das compensações socioambientais. A oficialização da entrega das obras ocorreu com a assinatura do Termo de Entrega do imóvel referente ao Parque Municipal para a Prefeitura de Porto Velho, já que o local era o bairro Primavera, cujos moradores foram reassentados no Parque Buritis, conjunto habitacional construído pela concessionária Santo Antonio Energia no distrito de Jacy-Paraná.
Segundo o vereador Jurandir Bengala, os moradores de Jacy-Paraná receberam um “presente de natal, ganhando uma área de lazer para que os jovens pratiquem esportes e fiquem longe de coisa ruim.” A opinião do vereador é compartilhada com o administrador do distrito Nilton Barbosa Rosa, ao afirmar que é mais uma opção de lazer para a população. “Como representante da Prefeitura farei todo o possível para zelar por este Parque”. O secretário da Secretaria Extraordinário de Programas Especiais Pedro Beber também agradeceu as obras da Santo Antônio Energia em Jacy-Paraná.
Localizado na rua José Cauby, no bairro Primavera, o Parque Municipal de Jacy-Paraná possui um campo de futebol com arquibancada, duas quadras de areia com alambrado, uma praça central e ciclovia. O local é todo iluminado e contou ainda com o plantio de 200 mudas de árvores da região.
As obras de urbanização da rua Generoso Ponce, no bairro Velha Jacy, abrangeram a construção de uma ciclovia, de sete pequenas praças com bancos de concreto, uma praça central, colocação de cerca em alambrado às margens do rio Jacy e o plantio de 150 mudas. Outra área de lazer construída foi a praia artificial na qual foram usados 20.000 metros cúbicos de areia. O local também ganhou um estacionamento com área de 3.000 metros quadrados. A obra já está pronta, mas é necessária a conclusão do enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio para que a população de Jacy-Paraná possa desfrutar do local.
Reassentamento em Jacy-Paraná é arborizado
As famílias do Parque dos Buritis, reassentamento preparado para receber os moradores de Jacy-Paraná envolvidos com a implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, receberam diversas mudas para arborização de suas novas casas. As plantas vieram do viveiro localizado no Parque Natural de Porto Velho, onde estão cerca de 300 mil mudas, provenientes do resgate de flora da Santo Antônio Energia e também da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A escolha das espécies e o plantio nas casas foram acompanhados pela equipe do Programa de Educação Ambiental da concessionária, a Amazônia Brasil, contratada para planejar estratégias de organização e desenvolvimento das famílias, alinhadas à conservação dos recursos naturais e respeito ao meio ambiente. Cada morador pôde escolher as mudas que receberiam em sua casa, entre elas ipê-amarelo, ipê-mirim, murici, cajá, ingá, açaí, biribá, cupuaçu, caju, graviola e outras.
Para Alexandre Queiroz, coordenador de Socioeconomia da Santo Antônio Energia, a iniciativa simboliza o início de uma parceria com os moradores do Parque dos Buritis, que serão assistidos pelo Programa de Educação Ambiental em outras atividades a partir de agora. “É importante que as famílias planejem, a partir da mudança para suas novas casas, como será construída esta relação com a natureza, isso representa qualidade de vida a longo prazo”, afirma Alexandre.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá / foto Cléris Muniz/SAE
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro