Terça-feira, 13 de abril de 2010 - 12h01
A ovinocultura tem despontado em todo Estado nos últimos anos. Tanto que do final de 2008 para cá, o plantel de 128 mil cabeças aumentou para 141 mil ovinos.
A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), junto com representantes da Idaron, Embrapa, Sedes e Sebrae, definiram esta semana a primeira etapa do calendário de eventos de ovinocultura no Estado. O cronograma compreende encontros regionais, dias de campo e visitas técnicas à diversas propriedades envolvidas com a criação de ovinos.
A programação inicia no dia 13 de Maio, quando haverá o 2º Encontro Regional de Ovinocultura (Porto Velho e Ariquemes). O evento irá acontecer no auditório da Emater, em Porto Velho e será destinado a técnicos, produtores, iniciativa privada e estudantes de zootecnia, agronomia e medicina veterinária. A expectativa é reunir pelo menos 120 pessoas. O encontro terá palestras que discutirão temas como o Histórico e Produção de Ovinos em Rondônia (Embrapa), Comercialização (Seagri), Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (Idaron) e Alimentação e Pastagens para Ovinos (Embrapa).
Já no dia 28 de Maio, técnicos da Emater e a Comissão Estadual de Ovinocultura irão realizar visitas técnicas a três propriedades de pequeno, médio e grande porte: uma em Porto Velho e duas em Itapuã do Oeste. A visita terá como foco avaliar questões como manejo, instalações e raças.
Segundo o zootecnista Jobel Beserra, gerente da Coordenadoria de Pecuária da Seagri, a ovinocultura tem despontado em todo Estado nos últimos anos. Tanto que do final de 2008 para cá, o plantel de 128 mil cabeças aumentou para 141 mil ovinos. “Reflexos do empenho da Seagri em fomentar a cadeia produtiva de ovinos”, disse Beserra. O zootecnista destacou ainda que Rondônia é o estado mais desenvolvido na região norte em ovinocultura e pesquisas realizadas e publicadas. “Exemplo disso é o Diagnóstico da Ovinocultura, publicado em 2008, que nos possibilitou traçar um perfil da criação de ovinos em Rondônia”, comentou ele.
Para Francisco Evaldo de Lima, secretário estadual de Agricultura, o Governo do Estado, através da Seagri tem sido um agente fundamental para que a atividade cresça no Estado. A diversidade das ações, os investimentos em pesquisa para melhoria das técnicas de manejo e modernização da ovinocultura resultaram nesses encontros regionais que tem a finalidade de discutir as potencialidades e os principais gargalos desse negócio. “A ovinocultura desponta como uma das atividades dotadas de potencial suficiente para proporcionar significativas contribuições ao desenvolvimento da agricultura familiar no Estado” enfatizou Evaldo
Encontros Regionais
O cronograma de encontros regionais de ovinocultura abrange a região Central e o Cone Sul do Estado em datas que ainda serão definidas.
Fonte: A/I SEAGRI
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro