Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 22h40
Considerando a importância da criação do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, a discussão sobre as ações dos Estados para o melhoramento dos estoques de carbono florestal (REDD+) e a regularização de projetos de assentamento, será realizada a 1ª reunião de trabalho dos secretários de meio ambiente. O evento será nos dias 18 e 19, no auditório do Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT).
A secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues da Silva, participa da primeira reunião de trabalho dos secretários onde se pretende tratar das ações de proteção do clima e manejo sustentável de florestas nos Estados amazônicos e traçar estratégias de implementação.
Segundo ela, o Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal tem como objetivo estabelecer a integração das ações ambientais e estabelecer uma agenda conjunta que possibilite a priorização da temática ambiental de forma que o desenvolvimento dos Estados seja construído em bases sustentáveis.
A abertura da reunião será feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Duarte Teixeira e pelo governador do Estado do Mato Grosso, Sinval da Cunha Barbosa.
Consta na programação do evento o lançamento do Cimam (Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional), visando intensificar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais, de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais; e assinatura do termo de referência para regularização ambiental dos assentamentos rurais.
Também serão discutidas ações de combate aos desmatamentos e queimadas na Amazônia Legal; Sistema Nacional do REDD (atividades que reduzem as emissões de desmatamento e degradação florestal); REDD no Brasil: um enfoque amazônico; atuação da Força Tarefa dos governadores para o clima e floresta; ações de Proteção do Clima e REDD + dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantis.
No final da reunião será feita a eleição do presidente do Fórum dos Secretários dos Estados da Amazônia Legal com apresentação do calendário e agenda das futuras reuniões de trabalhos.
FONTE: SEDAM
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro