Sábado, 30 de maio de 2009 - 13h03
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental Sedam, divulgou na manhã de sexta-feira (29) a programação oficial da Semana do Meio Ambiente, que se dará entre os dias 2 a 5 de junho. Este ano o órgão vai abordar a temática Controle e Combate as Queimadas em Rondônia. O tema desmatamento também estará sendo alvo de discussões durante a semana. A abertura oficial do evento será às 17 horas, do dia 2 no estacionamento do Porto Velho Shopping onde será montada uma grande estrutura para expor as ferramentas de trabalho da Secretaria.
Segundo o secretário de meio ambiente Cletho Muniz de Brito, a escolha do tema deve-se ao fato de que a redução contínua dos índices de desmatamento e queimadas no Estado de Rondônia é uma bandeira empunhada pelo governador Ivo Cassol, sendo este tema destaque em todas as ações da Sedam. As Coordenadorias do órgão ambiental vão ter a oportunidade de mostrar as ferramentas de trabalho, possibilitando ao público externo, conhecimento das ações desenvolvidas para a conservação e preservação do meio ambiente.
A programação prevê uma extensa programação envolvendo alunos da rede pública de ensino básico e a comunidade com palestras, oficinas de reutilização de garrafa pet, distribuição de mudas nativas identificadas com folheto explicativo, oficina de fabricação caseira de detergente, exposição do banco de sementes, orientação quanto ao uso racional da água, orientação quanto ao licenciamento ambiental de propriedade rural, sistema florestal e uma série de atividades que pretendem mobilizar a todos na cidade.
As tendas vão ficar a disposição da população em geral até o dia 05 de junho, data em que comemora no mundo todo, o Dia Mundial do Meio Ambiente, desde que a Organização das Nações Unidas (ONU), realizou a primeira conferência abordando o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo em 1972.
Doe um livro e ganhe uma muda de planta nativa.
Na ocasião da semana do meio ambiente, a Sedam vai lançar a campanha Plantando o Saber. A iniciativa, de acordo com o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, visa proporcionar a leitura do acervo da biblioteca da Sedam, ao mesmo tempo em que estimula o reflorestamento urbano, reintroduzindo espécies nativas da flora rondoniense, contribuindo para o equilíbrio ecológico e a melhoria da qualidade de vida da população de Rondônia.
A troca do livro pela planta vai acontecer no período de 2 a 5 de junho, no estacionamento do Porto Velho Shopping, das 17h às 22 horas. A campanha consiste na troca de livros, revistas, trabalhos acadêmicos, CD e DVD, com a temática ambiental, por muda de planta nativa.
Para finalizar o secretário disse que a ação marca a filosofia da nova Sedam, fundamentada na interatividade com a população.
Fonte: Ascom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro