Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 18h07
A co-gestão tem por objetivo implementar o Plano de Manejo de Uso Múltiplo da unidade, para que esta cumpra as funções sociais, ambientais, econômicas e culturais para as quais foi criada a partir do compartilhamento de responsabilidades entre a sociedade civil e o órgão gestor do Estado.
Segundo a secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues, a parceria prevê a participação do Centro de Estudos Rioterra nas atividades de organização social, fomento a pesquisa científica e educação ambiental junto à comunidade, implementação de atividades de turismo ecológico na unidade que envolva os moradores do entorno e apoio técnico voltado ao monitoramento da unidade.
Essa nova perspectiva de trabalho permitirá ao governo concentrar-se nas funções estritamente estatais essenciais à gestão das unidades de conservação, como formulação de políticas públicas para o setor, monitoramento e fiscalização. “Estamos no governo da cooperação. Esta é uma forma de compartilhar a responsabilidade pelas áreas protegidas e aproveitar a capacidade técnica de entidades não governamentais ligadas ao meio ambiente”, observou a Secretária Nanci Rodrigues.
“Além de ser uma importante conquista social, espera-se que a atuação conjunta possibilite melhoras para preservação da biodiversidade do país e que possamos avançar sobre políticas voltadas às áreas protegidas que se traduzam em benefícios econômicos às comunidades amazônicas”, disse Fabiana Gomes, presidente do Centro de Estudos Rioterra.
Fonte: Mirian Franco
O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à
Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de
No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã