Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam realiza primeira edição do Prêmio Gaia do Meio Ambiente



Como parte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, realizou na noite desta sexta-feira (5) a entrega do Prêmio Gaia do Meio Ambiente. A cerimônia ocorreu no espaço Primavera Recepções e Eventos, contou com aproximadamente 150 convidados, tendo inicio com a apresentação do grupo Raízes da Amazônia, com a música Não deixe Secar o Coração.

Em seguida o secretário da Sedam, Paulo Roberto Ventura Brandão, proferiu o discurso de abertura do evento, dizendo que no transcorrer das comemorações voltadas para a Semana do Meio Ambiente, os servidores da Sedam concluíram por destacar um dia, objetivando destiná-lo a homenagear segmentos da sociedade que por ações diretas ou indiretas colaboram com a prática da preservação e conservação ambiental.

Paulo Brandão disse ainda que o prêmio Gaia do Meio Ambiente foi criado com o intuito de valorizar o significativo empenho das comunidades locais e tradicionais, empresários, agentes e educadores ambientais voluntários, Instituições de Ensino, imprensa, representantes executivos, Associações de trabalhadores formais e informais e agentes públicos, na defesa do meio ambiente.

A secretária de Assuntos Estratégicos, Marli Cahulla – que representou o governador João Cahulla no evento - falou da importância da educação como transformação social, enfatizando que preservar o meio ambiente sempre foi uma das prioridades da administração estadual, e que em todas as escolas estaduais está sendo ensinado o quanto o simples ato de plantar uma árvore e preservar a fauna e a flora é importante para as próximas gerações. A secretária aproveitou para agradecer e parabenizar as entidades, empresas e pessoas agraciadas e que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento de Rondônia e preservam a natureza. “As próximas gerações serão gratas ao trabalho de vocês”, resumiu.

O Prêmio Gaia do Meio Ambiente não reverte em dinheiro, é simbolizado por uma escultura personalizada em aço com base em granito no formato de três folhas. Os troféus e os Diplomas foram entregues pelo secretário Paulo Brandão e pela secretária e primeira-dama Marli Cahulla aos 32 agraciados. Os premiados são parceiros da Sedam na proteção ambiental, responsáveis pela redução de mais de 80% dos focos de calor; diminuição em 70% dos índices de desmatamento; recuperação de áreas degradadas; preservação e manejo sustentado dos recursos hídricos, florestais e pesqueiros; integridade e preservação das unidades de conservação, redução dos crimes contra o meio ambiente e a promoção da educação ambiental.

Dentre os agraciados estavam os Agentes Ambientais Voluntários; Grupo de Educadores Ambientais; A Escola Marcelo Cândia; a imprensa local; Batalhão de Polícia Ambiental; Corpo de Bombeiros; Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio Ambiente e outros. Após a cerimônia de entrega do Premio Gaia do Meio Ambiente 2010, foi servido um jantar aos convidados.

Gaia

Na mitologia grega, GAIA é a personificação da terra como Deusa. Faz do planeta Terra um organismo capaz de se auto-regular, uma entidade viva fazendo uso pleno dos seus direitos com capacidade de realizar ajustes e até mesmo aperfeiçoar as condições necessárias para manter a vida na Terra, passando pelos mecanismos naturais que regulam desde o clima até a biodiversidade.

Fonte: Decom


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)