Terça-feira, 29 de março de 2011 - 18h29
A secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) levou para a Feira de Ciências do Colégio Brasília, no Bairro Embratel, uma exposição de vassouras feitas a partir de garrafas PET. O produtor das vassouras PETs, Manoel Messias, trabalha e sustenta a família há cinco anos com este produto, “eu aprendi sozinho, desenvolvi as técnicas, criei máquinas para cortar e preparar o PET. Eu recolho as garrafas jogadas fora e também recebo doações e produzo em média cinquenta vassouras por semana e comercializo em vários mercados, supermercados, casas de material de construção e diretamente para o consumidor por dez reais a unidade”, informou Messias.
Manoel Messias produz dois tipos de vassouras, uma quadrada e outra arredondada no modelo das de piaçava. Este trabalho evita que muitas garrafas PETs sejam jogadas no lixo e no meio ambiente já que, para fazer uma vassoura quadrada são necessárias 14 garrafas e para fazer a outra são 20 garrafas PETs. “Aproveito tudo das garrafas, do gargalo faço a base de uma vassoura e as tampas viram suportes para pendurar as vassouras”, detalhou.
Palestras
A Sema está fazendo palestras com os alunos para conscientizar da necessidade de se aproveitar o PET e sobre a coleta seletiva pontuando os benefícios que traz para o homem viver no meio ambiente equilibrado. “De manhã recebemos uma doação de mais de quinhentas garrafas dos alunos da Escola Ulisses Soares, uma parte doamos ao Manoel Messias e as outras que não serviam para a confecção de vassouras foram para a reciclagem no lixão. Agora de tarde no Brasília estamos explicando sobre isto e já combinamos com estes alunos para também juntar e doar as garrafas para o mesmo fim”, explicou Magna Selma, servidora da Sema.
O aproveitamento de óleo de cozinha para a fabricação de sabões em barra e líquido, tintas, vernizes entre outros produtos também é incentivado pela Prefeitura de Porto Velho através de ações da Sema.
Fonte: Fabrícius Bariani
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro