Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sema promove seminário, planta árvores e realiza gincana


No dia 05 de junho é comemorado mundialmente o dia do meio ambiente, e em Porto Velho a prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou durante a terça-feira uma série de atividades ambientais. No canteiro central e lateral do Espaço Alternativo alunos do Senac realizaram o plantio de 30 mudas de árvores doaGente de Opiniãodas pela Sema. “A atividade foi uma forma de retribuir o que nos é dado pela natureza e uma maneira demonstrar preocupação com a proteção do meio ambiente”, disse o engenheiro florestal e assessor da Sema, Dennis Oliveira.

Ainda segundo ele, todas as mudas receberam placas de identificação para facilitar o reconhecimento de cada espécie, ali plantadas.

Às margens do igarapé que corta o bairro Flodoaldo Ponte Pinto foi realizada início do projeto de recuperação da área de preservação permanente do local com o plantio de 50 mudas de árvores através de uma parceria entre a Sema com a faculdade Uniron e moradores do bairro que se comprometeram com o cuidado e manutenção das mudas, regando e protegendo da ação de vândalos.

Gincana ecológica

Cerca de 150 crianças do instituto Índia Amazônia, Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica) e alunos de várias escolas da rede municipal de ensino participaram na manha desta terça-feira da gincana ecológica realizada pela Sema em parceria com Base Aérea.

Numa manhã de temperatura amena as crianças participaram de atividades recreativas como trilhas realizadas nas dependências do Parque Natural, visitaram o viveiro de mudas e orquidário, assistiram Gente de Opiniãoa vídeos de incentivo a preservação ambiental e ao final da agradável manhã elas brincaram e através de desenho demonstraram suas impressões das atividades realizadas em alusão ao dia mundial do meio ambiente.

Resíduos

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Gadelha participou do seminário “Resíduos Sólidos, reciclagem e consumo consciente”. Ele apresentou no seminário as inúmeras políticas publicas voltadas ao tema que a prefeitura vem realizando ao longo dos quase oito anos de administração do Prefeito Roberto Sobrinho.

Participaram do evento além do secretario Gadelha o representante do Ibama de Brasília, Gilberto Werneck, Wanderlei Bastos, representante da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Geraldo Gonzaga, Presidente da Asprovel (Associação de Catadores), e Miguel Penha diretor de Recursos Hídricos da secretaria estadual de Meio Ambiente, assim como acadêmicos e profissionais da área ambiental.

Os temas principais do evento foram a coleta seletiva, contaminação por resíduos sólidos, e políticas públicas oriundas das esferas municipal, estadual e federal.

Fonte: Edina Silva
Foto: Arquivo Sema

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)